Pular para o conteúdo principal

Fã-Clube (texto: Keli Freitas, direção artística: Renato Livera, Cia. Físico de Teatro (RJ))


Tinha acabado de me despedir intimamente da oficina do Loureiro quando vi, no cartaz em frente ao Sesc Consolação, uma foto de jovens em situação de sanduíche, ela sofrendo, que me remete a peças juvenis. Vou ao caixa e sem querer encontro um convidado da autora, carioca (a autora), que desmente que a peça seja juvenil. Não tendo quaisquer referências mais, acabo aceitando ver a peça, que passará no espaço Beta, lá no terceiro andar.
Lá estando, encontro um sujeito que vejo sempre em apresentações as mais diversas, às vezes de teatro, às vezes não. Conversamos um pouco, conto o que se passa comigo, e ele vai assistir Ná Ozetti com aquele musicista tão conhecido de cujo nome não me lembro.
A peça trabalha com luz e escuridão, mais escuridão que luz. Os personagens são dois sujeitos vestidos como que num faroeste caboclo e uma garota que, muito depois, reparo que está com os braços atados. Mas essa situação - e tudo o decorrente - vem bem depois.
Há um quê de absurdo no texto de Keli Freitas. As menções à realidade, esparsas, têm um quê de arbitrário que deixa tudo como que longe de nossa realidade e preso à mente dos personagens. O texto é engraçado, as situações também, há uma ênfase à repetição de situações e diálogos, que muitas vezes ficam em suspenso e não deixam entrever o que realmente está acontecendo - SE está acontecendo.
Num momento determinado, ela faz menção de que quer dormir - e onde? Pendurada pela amarra dos braços. Aí entendemos que há uma relação entre eles, uma menção a que ela está presa, de alguma forma, sem sabermos exatamente porquê. Eles não fazem menção a pedir nada, o tempo passa-se repetitivo e chapado, os vários entreveros entre as vontades dos personagens não assumem um ar sério o suficiente para nos preocupar - ao contrário, beiram quase sempre a uma farsa cujo mote não conseguimos auferir.
A peça acaba de uma forma entrevista por um apresentar dos dois homens de determinada ação com animais. Não digo qual. Aqui algo parece se perder. Tudo fica um "apresentar" que faz com que eu perca o interesse. Capto tudo de antemão. Sei bem o que vai acontecer. Quando acontece, simplesmente tudo se revela - e, no meu caso, com um certo desinteresse. Mas nada que faça o espetáculo se perder. Gosto do que vejo - embora agora tenha interesse em avaliar, de forma mais profissional, as atuações que vejo à minha frente (não estou ainda minimamente preparado, mas algo sinto, algo vejo, e isso é algo).
Fica até final de abril, às quintas e sextas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c