Pular para o conteúdo principal

Convites


Tenho recebido alguns convites para assistir peças de conhecidos.
Um deles é um rapaz que vez ou outra comenta no face do Marião. Gosto da pegada dele. Prometi que iria ver a peça dele. Ele vai me ver convite. Ok. Meu intuito ao ver algumas peças é dar uma força a gente que está começando, tocando um ou outro ponto, sei lá. A imprensa em geral não dá a mínima a gente que começa, geralmente falando.
Outros me convidam como que sugerindo que eu lhes dê uma força comentando positivamente seu esforço. Acho um porre, isso. São amigos, claro, e torço por eles, mas daí a me escalarem como claque, ou seja, para ser usado, vai uma distância. Tenho certa relutância com gente assim. Prometo que vou, mas desde já digo que irei comentar do meu jeito, e só.
Já outro, que ninguém conhece, nem eu, ou seja, não é nem conhecido sequer por mim, fica sabendo que eu irei. Aí ele me trata como se eu fosse galera, ou seja, para ajudar a lotar o lugar. Caralho, não sou estofado, não sou espuma para ficar preenchendo sei lá o quê. Reclamo e ele não entende. Bom, de minha parte prefiro que permaneça no anonimato geral.
Tenho visto muita coisa legal mas pouca coisa inesquecível. Os festivais pelo jeito estão repletos destes últimos. Mas eu não estou nem aí. Não busco experiências inesquecíveis. Busco um teatro feito com sinceridade, com seriedade, com paixão. Desempenhos memoráveis, direções impecáveis, encenações inesquecíveis me fazem sentir tédio, no geral.
Prefiro algo mais humano. Mais endeble, como se diz em espanhol, ou seja, mais instável, diria que mais sujeito ao erro e a desempenhos apenas medianos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c