Pular para o conteúdo principal

A Gaivota no Infinito do Espelho (de: Tchecóv e Beto Bellini, direção: Marcelo Galdino) (ensaio aberto)


Fui convidado pela Lê e Paloma a assistir um ensaio aberto da peça do Beto, da qual havia ouvido falar um tanto por aqui e acolá. Com o Beto, eu já havia conversado noite dessas no Parlapa.
A peça trata de A Gaivota e de episódios da vida do próprio Beto.
Além da Lê e Paloma, conheço outros dos atores.
Confesso que cheguei meio constrangido. Não sabia o que iria acontecer e não costumo me sentir muito bem ao avaliar - se é que consigo - o trabalho de amigos. Fui com uma expectativa mediana.
Logo no começo, deparamo-nos com três figuras dantescas por detrás de panos que se mexem com o vento. Efeito maravilhoso. Fiquei estupidificado.
Um cortejo entra e não entendo bem o que ele quer dizer. Os atores e atrizes entram correndo como se estivessem fugindo de alguma coisa. Uma moça faz uma menção ao merchandising apresentando um café assobiando a melodia do Café Seleto. Dois atores fingem-se de amigos, um deles patente homossexual - um certo clichê que não me agrada muito.
O texto remete aos dilemas enfrentados pelo teatro no Brasil, hoje. Sem comiserações. Jogando a merda no ventilador e mostrando a que ponto vai o estado dessa arte tão bela mas tão sofrida. Bem no começo, personagem que faz as vezes do autor levanta a lebre e diz que monta mesmo sem pedir direitos (no caso, a A Gaivota). É uma estratégia de guerrilha. Uma insatisfação profunda disfarçada em desesperança.
As cenas de A Gaivota aparecem, esparsas. Tendo a me sujeitar sem reação ao texto maravilhoso e à atuação contida do ator e das atrizes. Fico em especial fixado em uma atriz pequena, loira e sempre presente em cena. A posição do protagonista como autor recoloca os desafios a que os autores se submetem.
Vez ou outra, ocorrem menções à vida do Beto, que aparece com frequência fazendo o papel de si mesmo. É curioso que ao falar o autor ele utilize um outro ator, como se ele fosse em si mesmo dividido. Esqueci de citar que, bem no começo, as três figuras fantasmagóricas aparecem e enfrentam o autor e todo o teatro. Uma delas é a Lê, outra a Paloma. Por algum motivo eu me disperso e sinto-me decepcionado comigo mesmo. Mas houve algo que falta.
Cria-se uma trama em que a vida e obra do Beto são colocados em questão. Surgem três filhos e histórias sobre eles. Surgem questões que envolvem em especial um deles, e a indignação decorrente. Enquanto isso (na verdade, um pouco antes), o Beto remete-se à ex-mulher, que faleceu em decorrência de mal que não fica claro, e ocorrem vestígios de cenas que me emocionam. Há um quê de respeito que não descamba quase nunca em autocomiseração. Há melodrama? Pode ser, mas o mesmo Beto se defende: somos latinos.
A assunção da peça de Tchecov com a vida e obra do Beto deixa muitas lacunas a preencher. Não consigo entender muito bem a ligação entre ambas as fontes. Fico rememorando as posições relativas à autoria em teatro e às dificuldades de se fazer teatro hoje em dia. Mas algo me motiva a ficar satisfeito. É belo, isso. Há uma certa carência de trabalho em conjunto, algo que fiz notar às amigas que me perguntaram, mas isso é com o tempo. Descobri atores que não conhecia e saí com vontade de reler A Gaivota.
Provavelmente eu vá reassistir a peça - agora não como ensaio.
Foi legal, gostei. Aprendi bastante e fiquei impressionado algumas vezes. O resto são opiniões.

PS: Me esqueci de citar diversas menções ao respeito diante do teatro clássico, mas isso vocês poderão auferir na peça mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c