Pular para o conteúdo principal

sextas influências

fiquei sabendo de uma oficina do diogo (granato) gratuita no sesc pinheiros.
a turma era grande, gente ficou de fora. a maioria mulheres.
o diogo incorpora qualquer movimento a uma sincronização de regras e improviso, seja individual seja grupalmente. não existe "a" dança. dança PODE SER o SEU movimento. mas para que isso possa acontecer, é preciso o domínio do espaço.
ele ensinou como ENTRAR. como romper a quarta parede, olhando para todos e aguentando. como EXISTIR, em suma. com ele encontrei a via da exposição. foi nele que vi o que precisava fazer para entender a entrada no palco. para suportá-la. para dominar a si mesmo e - por que não - os outros. dominar não no sentido de poder, dominar no sentido de fazer-se acompanhar.
foram quatro sessões, sempre aos sábados.
conheci uma penca de colegas. alguns já dançarinos. outros, como eu, sem o menor - ou quase nenhum - conhecimento.
com o transcorrer das aulas, foi-se percebendo onde é que poderíamos chegar. a disciplina necessária para podermos ter a liberdade de efetuar movimentos e alcançar efeitos atraentes. o jogo coletivo. a noção de grupo. a noção da individualidade no todo. quando desistir dela. quando assumi-la, sem medo.
pude comprovar a primeira lição ao cantar em público. manter o silêncio necessário para olhar todos e dominar o todo. e cantar.
houve também uma apresentação em guarulhos, com o felipe cirilo, a brenda e uma colega deles. mas lá não houve dança artesanal. houve um improviso sem pé nem cabeça.
sinto falta das orientações do diogo, sempre tão solícito, rigoroso mas ao mesmo tempo simpático. irônico. tirânico às vezes, quando nota uma autocomplacência ou rebeldia desnecessárias e que é preciso vencer. lembro-me como se fosse hoje da dura que deu numa garota que insistia em se opor à autoridade. ele dizia que isso deveria ser dominado para poder ser superado. não há oposição quando a luta é em nós mesmos.
acho que foi isso.
foi uma das oficinas mais produtivas de todas. tanto que montamos, a thais e eu, um grupinho que pretende continuar o serviço. e, a depender da grana, cogito continuar com aulas com ele mesmo, com o diogo, no seu espaço que aliás se chama espaço - fica na vila madalena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c