Pular para o conteúdo principal

muito além do jardim ou it's a long way to the top

sem grana para renovar os tickets da 2001, tenho passado as noites vendo filmes de minha coleção.
muito além do jardim, do hal ashby, baseado em o vidiota, do jarzy kozinski, do maravilhoso o pássaro pintado, é um de meus favoritos.
é claro que vocês conhecem a história. peter sellers faz chauncey garden, sujeito apático que foi jardineiro numa residência de que foi despejado e que galga a confiança de um empresário poderoso e sua mulher, além da do presidente dos estados unidos, com sua inteligência limitadíssima e maravilhosos golpes de sorte e do destino.
a simplicidade da história sempre me cativou. as soluções, simples, me fascinam. o jeito simplório de sellers e o constrangimento dos que o rodeiam abre espaço, em mim, para novas realidades. realmente amo o resultado.
por que é preciso, para muitos, complicar a vida?
desculpem-me, mas eu sou inteligente, sim, mas não consigo captar quase nada de espetáculos que variam os sujeitos enunciativos, as pessoas, destróem simplicidades e o escambau. refiro-me a vários espetáculos que vejo por aí. não cito nomes porque no fundo não importam.
eu quero simplicidade. inteligência não pode ser sinônimo de rebuscamento, não pode. não deve.
encontrei uma amiga cujo namorado é compositor, poeta e criador em geral. ele me mostra criações pelo som do celular e gosto, realmente. convido-o a saraus. faz questão que eu esteja lá. para apresentá-lo. é tímido, pelo visto. deve ser.
caralho. it's a long way to the top, sacam? claro, ninguém alcança nada se não quiser. mas achar que é possível criar atalhos em qualquer ramo atual é mera bobagem. a competição é tanta, tão acirrada, e os requisitos exigidos tão elevados que é brincadeira achar que basta querer para abafar. tristeza, isso.
estou em franca via de recuperação física. ontem, ao nadar, senti pontadas nas costas. senti um certo desconforto do esforço físico. não posso continuar assim.
uma dessas noites, fiquei até as 5h na festa. um amigo me ofereceu cerveja e sumiu. fiquei tão grato pelo gesto, vocês nem sabem.
it's a long way to the top. é bom não esquecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c