Pular para o conteúdo principal

Violência (sobre Kubrick e Sam Peckinpah)

Assistindo novamente Laranja Mecânica e lendo algo do material contido no livro que o Sesc distribuiu sobre sua Retrospectiva Sam Peckinpah, peguei-me refletindo brevemente sobre a violência - em si e nos filmes e peças e tudo o mais. Um tema escabroso para a maioria - ninguém parece gostar da violência, o que é estranho na medida em que é o próprio ser humano que a comete - e tabu para outros - há quem diga que nunca usa de violência, o que, em termos mais teóricos, resulta quase impossível. Violência para mim não é, já ressalto, necessariamente o uso da força. Uma atitude arbitrária para mim é violenta na medida em que desconsidera totalmente o outro.
Mas atendo-me mais à consideração da violência como a aplicação de atos de força bruta, Laranja Mecânica, do Kubrick, não parece entrar em nenhuma das searas que aparentemente tocam à consideração da violência por Peckinpah. A violência em Kubrick não tem razão de ser. Não é nem um ato de crueldade, pura e simplesmente, pois para haver crueldade é preciso haver o motivo de causar dor - nem que seja o prazer para quem o causa. Em Kubrick, como em filmes mais recentes, há uma ausência de motivos, um por que não?, que parece reger a possibilidade e efetividade da violência. Note-se, por exemplo, no filme de Kubrick, que ao estuprar a mulher daquela casa no campo, Alex parece nem contar com o fato de sentir atração por ela. É como se esse aspecto não fosse necessário, muito embora exista - tanto que acontece. Alex a estupra simplesmente porque pode. Não há motivo aparente para tal.
Já em Peckinpah parece haver sempre um motivo - que em última instância se reduz à sobrevivência. Mesmo em Meu Ódio será sua Herança - quanto mais em Sob o domínio do medo, a sobrevivência parece ditar, em último grau, o motivo para pegar em armas e usar de todos os recursos para aniquilar o outro. Nem que seja o fato de essa sobrevivência estar mediada por valores - os homens em Meu Ódio estão absolutamente convictos de que, segundo os seus valores, o recurso à chacina é o último que podem aceitar. Como se eles, os vaqueiros, tivessem estado a vida toda dominados por outros valores e só lhes restasse agora, que nada têm a perder, o recurso ao tudo ou nada. Peckinpah, nas entrevistas desse livro, desconsidera leituras politicamente corretas do que ele faz, isso é certo. Para ele, o único recurso que ele comete é estilizar ad nauseam a dramaticidade do ato violento. Para ele, a garota em Sob o domínio foi currada porque não era uma mulher, propriamente dizendo. Era uma garota em busca de algo que não sabia o que era, e pagou o preço. Para ele, generalizar, dizendo que ele vê as mulheres como prontas para serem curradas, é estupidez. Mas ele não muda de opinião. É assim que é aquela garota. Mulher mesmo seria outra coisa.
Mudando da água para o vinho - melhor seria dizer óleo, já que água e vinho se misturam: assistindo Roma, por sua vez, lembro-me de que, pela primeira vez que a vi, nutria simpatia considerável pela figura e ator que fazia Cícero. Havia algo de filosófico nessa simpatia: pois Cícero deixou obra, e considerável, além de ter sido um homem de ação política. Mas Cícero, agora vejo, passa uma fraqueza inacreditável, em sua postura política, e depois, sendo assassinado, deixa claro o destino dos fracos. Lembro-me também dos Tudors, que não consigo achar aqui perto, e da figura de Cromwell, que, como todo aquele que não tem o poder final, acaba se fudendo no fim. O ator, também aqui, me causa grande simpatia - mas Cromwell era esperto, usava da linguagem para impor seu poder, mas no fundo era fraco. O poder parece nessa medida advir da própria ausência de medida, ausência de justificativa para o ato em si. Nisso deve advir a dificuldade de se saber em que medida, em determinados casos, quem aplica de atitude mais violenta realmente quer machucar, quer humilhar. Daí que os critérios acabam sendo as condições externas ao ato, por ser impossível entrar na psiquê do violento.

Irei rever o Peckinpah que possuo aqui comigo. Mas desde já noto que, ao que parece, Kubrick conseguiu tornar a violência algo mais do que estilo - característica hoje dominante. Kubrick vai tão fundo na questão quanto eu há alguns anos, quando descobri a característica por definição do mal: a ausência de motivo. Estuprar pelo prazer não é maldade, em suma (embora seja moralmente reprovável e crime): é pagar o preço da escolha. Já estuprar sem ter motivo nem prazer que conduza a ação é outra coisa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c