Pular para o conteúdo principal

Referências de realidade

Há muitas vantagens em fazer bons cursos de humanas, ciências ou não. Uma delas, bem evidente, é a capacidade de poder navegar na mania que muitos do ramo têm de usar referências que, lá atrás, fazem jus a questões de poder, relevantes ou não.
Mas há também uma desvantagem, não tão evidente. Esta é, em poucas palavras, a perda de originalidade NA PULSÃO de se escolher rumo próprio na construção de UNIVERSOS EXPRESSIVOS.
Explico. Lendo sobre a trajetória de Almodóvar, num livro que ainda irei resenhar - eu já devia tê-lo feito -, fiquei sabendo que ele começou filmando em super-8, quando era funcionário da telefônica, uma sociedade da qual fazia parte que expressava as contradições de uma Espanha sob Franco e prestes a se libertar, criativamente falando, dessa estreiteza mental do catolicismo adstringente de uma Opus Dei, por exemplo. Almodóvar não tinha, como nunca teve, educação formal em cinema. Ele simplesmente tinha questionamentos que soube usar como catalisadores por meio de suas leituras simplórias - ou menos simplórias -, e navegou a partir disso, sozinho, como criador individual, arrebanhando apoios desses que sempre o levaram para cima - porque ele era ELES.
No caso de um Bergman, não há muito disso. Bergman teve educação formal e começou pela via do teatro. Suas referências cinematográficas eram as de uma classe bem instruída europeia, e ele soube transformar questões em imagens, que decupou de tal forma a criarem um certo estilo, que creio irá se manter por muito tempo. Menos ainda há do que aconteceu com Almodóvar com Woody Allen. Este é um fruto do meio novaiorquino. Ele pega para si tudo o que o marca nesse mundinho classe média esclarecida num Estados Unidos dominante, para o qual mal existe outro tipo de mundo. Woody Allen não é original: original é o ambiente em que ele vive, original é o trato que ele dá a tramas que inventa para causar certo efeito, mas graficamente ele não inventa nada realmente original. Com Kubrick é diferente: ele cria mundos. Mas nem sempre: pois em Nascido para matar e em De olhos bem fechados ele como que se rende ao seu redor (embora ele morasse quase sempre na Inglaterra - daí que a NY do filme com o casal Cruise era inventada, realmente inventada). É como se o perfeccionismo e dificuldade de encontrar boas histórias limitasse Kubrick à criação de mundos apenas em suas primeiras fitas. Depois ele como que acabou se acomodando.

Tudo para dizer que saber demais, enxergar demais, às vezes atrapalha. Como se para criar realmente fosse antes de mais nada saber se distanciar, saber recusar, saber jogar fora, referências, mais do que simplesmente usar as que nos rodeiam. Daí o motivo por eu, quando ando por aí, preferir andar olhando para o céu - tentando achar uma Terra mais minha. Ou tentando descobrir no detalhe dos rostos e dos lixos circundantes algo que possa me fazer sair de mim sem que eu o queira ou mesmo consiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c