Pular para o conteúdo principal

Movimento, gesto, motion e ação

Uma das grandes qualidades do livro de Laurence Louppe, Poética da Dança Contemporânea, que leio numa tradução portuguesa comprada na Livraria Cultura é a possibilidade de lê-lo a partir de qualquer capítulo. Fiz isso no ônibus, a caminho da Paulista, e usufruí muito, muito mesmo. Discorro aqui brevemente para salientar um ponto que me interessa especialmente, a partir de distinções que ela expressa a partir das obras de outros teóricos - e práticos.
Foi no capítulo Poética do Movimento (página 113), colhido ao acaso. Não me interessa opor aqui os termos que coloquei no título deste texto - isso ela já faz no livro. Interessa notar a que tudo se refere. A bailarina Sylvie Giron diz: "É perturbador perceber que um gesto, um movimento, envolve tudo". Sim, como sabemos, a maioria da comunicação entre os seres humanos é, como os empíricos gostam de comprovar, não-verbal. Mas acho que, para nós que trabalhamos com arte, a ferida pode ser ainda mais profunda. Pois sabemos, no dia a dia, como um mero movimento extremamente limitado (de um deficiente, por exemplo) pode ser rico e perturbador - Louppe diz, como uma dança. Perturba-me o fato de ela incluir a menção à dança. Pois não estou interessado nisso - na arte - aqui, neste momento. Qualquer movimento pode ser simplesmente rico e perturbador. Como por exemplo, hoje, quando vi um deficiente em cadeira de roda simplesmente olhar e assentir alguma coisa ao ver duas pessoas trocando impressões entre si. Ele disse DEMAIS na ocasião. Tanto que NÃO CONSIGO expressar. Diz Louppe, logo abaixo: "além do envolvimento de todo o ser no movimento, outras considerações não passam de histórias". Isso me interessa: o envolvimento. O mero movimento ou gesto, se feito com "carga" (que independe da natureza ou amplitude), diz tudo.

Em seguida, ao tentar distinguir gesto de movimento, Louppe afirma: "Na sua acepção comum, o gesto tem uma intenção, uma vida, enquanto o movimento pode resultar perfeitamente de um 'automatismo' humano ou provir de um objeto animado ou de um mecanismo não humano". Pode parecer banal a afirmação. Poderia se não soubesse, eu, que na fenomenologia uma propriedade fundamental do fenômeno, ao ser observado, é a intencionalidade do sujeito ao experimentá-lo. Tudo parte da intenção, que está para além do contato do sujeito com o objeto. O gesto, ao privilegiar a intenção, vem de AQUÉM do que é feito. Vai mais profundamente nas camadas da consciência - supera-a. Pois precisamos AGORA antes de mais nada IR AQUÉM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c