Pular para o conteúdo principal

vanguardas

tenho uma certa ojeriza a esse negócio de vanguardas.


a noção de vanguarda me remete àquelas priscas eras em que artistas, escritores e intelectuais se dirigiam ao mundo dizendo que a arte não poderia continuar como estava. que era preciso haver uma quebra. um novo rumo.

é simpático, isso. uma espécie de quebra de paradigmas.

ocorre que desde então todo mundo - excetuando os artistas mais comedidos - acaba sendo defrontado face o dilema: o que faz é vanguarda?

pergunto: é preciso ser vanguarda para estar à frente? pois a questão é bem essa, pelo que reparo: estar à frente. como, dizem os críticos, os artistas sempre visam estar.

não sei se é necessário estar à frente para fazer algo interessante na arte contemporânea.

remeto-me à pintura figurativa.

muitos consideravam-na morta.

aí veio bacon, naquela exposição com o tríptico daquelas figuras deshumanas, e retomou algo que os outros consideravam morto.

a vanguarda à época deveria estar investindo em campos novos, distantes do figurativismo ultrapassado. cadê ela, agora?

há toda a ênfase que os estudiosos dão à quebra de paradigmas.

eu aprecio toda essa discussão. realmente há muito o que admirar em todos aqueles que não se contentaram e ampliaram os limites da arte. os performáticos. oiticica. clark. sei lá, todo mundo, todos esses caras e essas caras que parecem ver o que passa batido. e que o transformam em arte.

mas até dizer que esse ou aquele, ou esses ou aqueles, são ou devem ser vanguardas, acho que vai uma distância.

o artista e todos os que o admiram deve obedecer aos critérios de sua própria arte. atribuir a qualquer um deles um qualificativo além é, a meu ver, deturpar um pouco o que se vê para vender que aquilo que se vê é diferente.

é uma forma de venda, em suma.

a arte não precisa disso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c