Pular para o conteúdo principal

marião (postagem que fica algo a dever, mas vai ela, que é mais do que nada)

fui abordado agora há pouco por uma senhora pedindo dinheiro. eu disse de forma grosseira que não tinha - e era mentira. mas me arrependi depois. me arrependi mas repeti o erro.


lembro-me de uma vez que o marião comentou a situação constrangedora que é um garoto pedindo para engraxar nossos sapatos. ele disse na ocasião que ele diz que não precisa mas que mesmo assim dá uma graninha ao garoto. na hora o marião disse o porquê, de que me esqueci. acho que a razão é: "ele tá trabalhando, né".

o marião é cheio dessas atitudes compassivas. gosto especialmente quando ele comenta coisas quaisquer daquele jeito tranquilo que é só dele. recentemente ele me deu, talvez sem notar, dois bons conselhos.

fato é que não me canso de admirar o ponto de vista dele diante de muitas coisas que acontecem por aí. acho que sou uma espécie de fã. mas a denominação que ele dá a isso é "irmão", que é como comprimenta. nada melhor.

não vou me meter a contar todos os detalhes que vivencio no meu afã de compartilhar o teatro e a vida com o pessoal do grupo. às vezes minha cafajestagem vem à tona, outras vezes sou pego meio desprevenido (o que é quase a mesma coisa), uma noite dessas desandei a falar meio irritado. sei lá, era sobre américa latina o papo. eu estava meio virado.

só sei que não me canso de admirar o trato que todo mundo do grupo faz da vida.

a vida não é fácil. todo mundo tem contas para pagar. todo mundo tem que se esforçar para puxar a carroça. com eles não é diferente. mas o clima de família me conquista.

já não me meto a beber para me entrosar com mais facilidade. realmente permanecer sóbrio quando tá todo mundo pegando heinekens ou originais sem parar é meio chato. mas é a vida. não posso vacilar porque depois tenho que dirigir uma penca de quilômetros até descansar em casa.

a última vez que vi o pessoal foi num show do saco de ratos lá no teatro cemitério. na hora eu reparei que, embora estivesse meio cansado e entediado, não conseguia deixar de ver que vida é isso aí. vivenciar momentos de tranquilidade em conluio com amigos, amigas e conhecidos, todo mundo bem à vontade.

vocês viram, mudei um pouco de assunto. tudo bem, é constrangimento mesmo. acontece.   (300 posts)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c