Pular para o conteúdo principal

Sobre peças, artigos e teses

Eu não desmereço, no entendimento das milhares de peças que nos rondam, clássicas ou contemporâneas, do esforço dos acadêmicos. Vá lá que muitos deles são muito chatos. Isso é certo. Mas a argumentação racional, mesmo com os encômios que ajudam a esconder muitas questões, tem também sua guarida em tudo o que acontece no teatro.


Tenho encontrado diversas teses na web sobre peças contemporâneas. Às vezes eu nem tenho estas últimas e tenho em mãos as teses. Artigos também ocorrem às centenas. Pois bem. Em que medida eles contribuem para a leitura? Ainda não sei. Sei apenas que eles ampliam as questões, que às vezes nem se dão por solucionar. Ou seja, complicam.

Isso poderia falar contra eles mesmos. Mas não é o que eu vejo.

É interessante reparar em que medida aquilo que parece superficial numa primeira leitura envolve em seu entorno questões complexas que têm a ver com universos em que podemos entrar somente com certa iniciação. Não busco simplicidade. Busco profundidade.

Mas também tanta leitura atravanca. Faz com que percamos em parte a liberdade e não possamos mais abusar de certa licenciosidade. A liberdade, creio que para todos, é algo positivo. Mas e a licenciosidade? Diriam que não. Eu quero discordar. Não vejo somente como negativo que possamos usar apenas do livre arbítrio para concordar ou discordar. O mundo tem suas escolhas e não precisamos nos justificar face a tudo. Podemos simplesmente descartar por não gostarmos, e pronto. Pois então. O critério com a razão faz com que não consigamos mais descartar por simples gosto. Precisamos de algo mais.

Só ontem li três artigos sobre peças francesas e brasileiras. No caso de dois artigos portugueses, auferi no mínimo o valor epistemológico de uma peça que ainda não vi encenada mas que já me cria bastante curiosidade. No artigo sobre uma peça do Koltés e outra do Plínio Marcos, auferi bem menos - mas entendi em que medida elas têm algo a ver (Na solidão dos campos de algodão e Dois perdidos numa noite suja). Deu-me mais vontade ainda de embarcar na leitura e no entendimento.

Mas há uma outra questão que surge de tanta leitura. Com a academia, a suposta novidade de esforços contemporâneos é colocada em outra luz. Não consigo mais simplesmente concordar com colocações de amigos levantando a bola de autores jovens, por eles apadrinhados. A gente fica mais desconfiado. Não vejo tanta novidade assim. A questão é que para termos um critério nosso precisamos nos aprofundar ainda mais nas leituras e em assistir tais peças. Gosto disso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c