Pular para o conteúdo principal

A busca pelo próprio caminho

Todos nós nascemos sozinhos e morreremos sozinhos.


Há anos, quando vi uma foto de um casal se jogando de uma das torres do WTC, achei que era a via que eu devia mostrar, não ao mundo, mas a mim mesmo. Daí o título de minha primeira peça, Somente uma pequena prova de amor.

Na época, eu vivia uma crise em meu casamento que iria levar, sem que eu percebesse muito bem, ao seu fim. Ainda hoje não entendo muito bem em que rumo me guiaram os meus passos. Só sei que escapei. É como eu me sinto. Tendo escapado.

Preciso encontrar a mim mesmo, pois sinto que não tenho substância suficiente sequer para morrer sozinho. Preciso me bastar. Não posso continuar me dizendo que não sei o que faço.

O teatro é a via que encontrei para procurar a mim mesmo. Pois é isso o que busco. Não me interessam conquistas, mensagens, obras. Quando falo que quero deixar obra me dá uma certa sensação de falsidade tão logo o digo. O que quero mesmo é poder dizer para mim mesmo: "É isso!" Se algo ficar, tudo bem.

Sou, como todos, um filho das circunstâncias. Vivemos todos imersos num mundo que, quer o percebamos ou não, nos mostra caminhos que devemos seguir ou atalhos rumo à perdição. Não creio que possa escapar disso. Todos os criadores, lá no fundo, tiveram essa meta em mente em busca de uma certa imortalidade, que não existe.

Todos nós precisamos uns dos outros. No fundo, nossa vida é essa busca, em meio à qual encontramos amigos e percebemos que não estamos realmente sozinhos.

Ontem fui num aniversário. Era uma festa - um show de blues - para um rapaz que até então eu não conhecia. Cumprimentei ele, claro - que ficou sem saber sequer o meu nome (nesses ambientes isso de certa forma é secundário, pois é a presença física o que importa). Voltando: vez ou outra, sentia que era olhado e me sentia olhando aquilo que poderia me interessar. Mas geralmente prefiro ficar quieto, num canto, de certa forma inexpugnável. Como fiquei. Só me dirijo a quem quero. Agora, naquele grupo de gente legal, tenho - como sempre tive, mas não me comportava dessa forma - a liberdade de me dirigir na direção que eu quiser. Há amigos que me dão dicas, olha essa garota, faça isso, faça aquilo, tudo na maior liberdade e saudável intimidade, mas receio. Caminhante, o caminho se faz ao andar. E quando sequer sentimos nossos próprios passos?

Leio Shakespeare, duas peças. Leio Handke. Leio Yasmine Reza. Leio Rodrigo García (dirão, quem?). Redigito Sarah Kane - para poder entender melhor Crave (Ânsia). Tenho dois livros enviados por editoras para que eu os resenhasse me esperando. Tenho mais um que chegou sei lá como e que parece bom, em edição do próprio autor. Agora mesmo um filme está pausado, me esperando. Em busca de meu caminho, ando bem acompanhado.

Todos nós nascemos sozinhos e morreremos sozinhos. Mas não sabemos.

Segunda começa uma nova oficina. Preparo-me do jeito que posso. Não vejo a hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c