Pular para o conteúdo principal

No (dir. Pedro Larraín) (baseado em peça de Skármeta)


Antes, um esclarecimento.
Nasci no Chile, vivi 9 anos lá e assisti o golpe e pós-golpe. Viajei a Santiago em 1988, como chileno, numa caravana pelos direitos humanos que havia sido (não sabíamos disso então) organizada pelo Partido Comunista chileno. A caravana não passou, mas eu (que me desliguei dela em Mendoza), sim. Mas eles nos procuraram em Santiago (no meu caso, eles não deviam ter o meu nome). Fui a uma manifestação pelo plebiscito (pelo No) e vi como tudo se desenrolou, jatos de água, etc. Não fiquei na linha de frente. Voltei antes do dia do plebiscito, eu precisava voltar e não tinha título, por isso não podia votar.
Essa é a minha história relativa ao Chile e ao plebiscito.
Desde "Machuca" eu não me reaproximava desse meu passado. Passei por toda a projeção nervoso (em parte, confesso, porque queria mijar). Em diversos momentos, ri de nervoso e quase me vi na tela. Ainda hoje pondero em que medida a ditadura foi e ainda é importante EM mim. Digo "em mim" porque suponho, por experiência própria, que as influências mais importantes se dêem de forma inconsciente. Tenho absoluta atração por armas, por exemplo (derivada de eu haver assistido os aviões jogando bombas? de haver presenciado meu tio dar ao meu pai uma arma?). Tenho pavor de violência, por outro. Não consigo me sentir livre, de forma alguma consigo isso. Eu sempre me sinto subjugado a um poder superior, mesmo que ele concretamente não exista. Como se tivesse de agradar ou não desagradar algo ou alguém. E por aí vai. Já tentei enfrentar o problema por leituras, mas não consegui. Os fantasmas me perseguem e não há nada que possa fazê-los parar.
As imagens do filme são cruas. Não parece haver edição (embora haja). Nada parece verdadeiramente feito para agradar, muito ao contrário. A câmera opta por um lado, o do No. Bernal posa de herói o tempo todo, embora com todas suas contradições. Ao terminar a apuração da votação, como que fica no ar que se não fosse por ele, nada haveria acontecido como foi. Mas ele não sorri, não festeja. Parece uma figura deslocada, ou simplesmente se dá maior relevo à personagem tornando-a imutável, impossível de enquadrar nessa tênue felicidade.
O filme faz uso de personalidades reais (Ailwyn e o apresentador/comentarista) como forma de reforçar o caráter documental do filme. Realmente o filme ultrapassa a linha fina. Não é documentário mas também não é pura ficção. Nem é inspirada em fatos reais. É, ao contrário, como que uma suposta reprodução de um real com um ponto de vista especial: o da publicidade. Pois é o fato de embarcar em vender o No como produto que faz a posição ganhar (não só isso, é claro).
Como sempre, em todo evento real de que participei, mesmo que de longe, sinto-me como um coadjuvante. Não como um ator, digo, mas como um personagem que fica de lado, incapaz de aparecer nem de desaparecer. É uma presença que me faz sofrer continuadamente, pois preferiria esquecer - o que não consigo e, aliás, nem mesmo quero. Tudo isso faz com que me sinta tolhido, sim, em minha própria existência. Como se a esta fosse cabido restringir-se à posição de objeto face a forças mais poderosas. Algo em que reluto, e por isso - creio - sofra tanto. Pois sofro também no caso do holocausto - como se de alguma forma eu me visse, como ser humano, involucrado nisso tudo -, nos suicídios decorrentes, e em muitos outros acontecimentos históricos que conseguem me tirar do sério e fazer a dor do inconsciente aflorar.
Choro várias vezes durante a projeção. Mas choros breves, de quem se deixa envolver mas logo reafirma o prumo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c