Pular para o conteúdo principal

um ponto doentio

hoje após almoçar fiquei morgando em frente ao boteco.


não vi nada que se destacasse da paisagem urbana de sempre.

mas por algum motivo gostei de me ver e sentir lá.

estou em busca de um ambiente em que colocar meus personagens.

creio que seja o ambiente que determina tudo. ontem, em a pele que habito, o personagem do estuprador maloqueiro cresceu no brasil. foi uma cena breve de um garoto descendo uma ladeira que explicou tudo.

meu personagem, sinto, sempre tem algo de palhaço e bufão.

mas é um cara sério. que leva a vida com vagar e cuidado.

não sei. claro que não existe apenas um personagem. devem haver muitos para algo acontecer.

mas sei lá teimo em permanecer fixo numa versão piorada do beckett, algo como a última gravação de krapp.

sempre vou ao estação caneca, lá na frei caneca, que é onde o pessoal do marião se reúne. ver as peças e encontrar o pessoal, sim. mas o fato é que a paim é a única rua das redondezas onde você SEMPRE encontra vaga para estacionar. às vezes desço à roosevelt deixando o carro por lá mesmo. convém mais do que torcer para achar uma vaguinha nas ruas mais classe média. a paim é uma rua curiosa. lá tem de tudo, até um condomínio vertical quase favela onde uma vez um sujeito queria me vender o apê sem pedaço do teto. dava para ver o céu. cara.

enquanto almoçava, refletia. por que insisto em tentar expressar o mundo à minha maneira? acaso nunca tive a possibilidade de tanto? fato é que no jornalismo eu nunca compartilhei dos mesmos critérios que os outros. na filosofia, também - mas eu não podia falar nada nesse ensino copiado da frança. na ciência política, eu viajava em delírios. aqui no teatro, eu não sei mais em que direção me espraio.

vejo muito. mas tudo o que vejo é meio, para mim. até mesmo o conteúdo passado não me é conteúdo, se é que este existe. é meio. é técnica. amo alguns personagens do marião, nesta peça em cartaz o sujeito amalucado todo chapado. mas não consigo realmente ver-me imerso na trama. ela permanece sempre alheia. eu não estou lá. acho.

na apresentação de bestas mortes, eu estava calmo de dar dó. os outros se cagavam de medo, quase todos, todas (a grande maioria garotas), mas não consigo lhes dizer a satisfação experimentada quando o paulo mota entrou com a puta. a quarta parede estava lá, claro, mas é como se eu estivesse mesmo no buraco da fechadura. num microcosmo, como numa proveta. a sensação de pisar o palco para mim é algo mais do que um renascimento. lembro-me das risadas, das gargalhadas, não só de nossa cena, claro, mas lá no fundo lembro-me mesmo da leveza de pisar e sair do palco. mas sei que para isso se repetir terá de ser feito muito, mas muito mesmo.

não vivo do passado, contudo. já esqueci.

bem imagino o que vem por aí e preciso me preparar.

a oficina de cinema abriu-me portas tal qual a de figurino. um universo novo. exigente. criterioso. cuidadoso.

impossível sair intacto.

a que ponto doentio levei meu medo de ser. hoje, só me resta a ilusão de sê-lo sem medo.   escárnio. deu-me vontade de escrever a palavra. não sei por quê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c