Pular para o conteúdo principal

novo ensaio - quase o primeiro

Vêm ocorrendo várias novidades em minha vida.
Mas não irei comentá-las. Porque não importam. Essas que poderiam dizer que fazem as vezes de divisores de águas não o são, realmente. Ao menos para quem sabe viver.
Prefiro comentar os ensaios de anteontem.
Pois os de ontem me deixaram meio ressabiado.
Refiro-me aos ensaios das Garotas do Contrera. Porque os ensaios com o Marião sempre são bárbaros dado todo o aprendizado.
Anteontem, então.
A Cris e a Rebeca estavam me esperando lá no fundo do bar. Estavam à vontade. Parecia que já haviam encarado o texto. Não sei se o haviam.
Eu cheguei meio esbaforido e comentei diversas coisas - das quais mal me lembro.
Mas, pelo bem ou pelo mal, começamos.
Eu as interrompi diversas vezes. Disse-lhes que tudo estava metronomizado, monótono, que as personagens não apareciam. Que a personagem da Cris me passava uma antipatia que me irritava. Que diversas falas poderiam assumir propriedades mais ambíguas ou relevantes. Elas me ouviam e sempre me dizem que o que eu digo faz a diferença. Aprendemos muito. Vi que a cena pode atingir alturas que até então - até aquele dia - eu não conseguia ver. Realmente. Sinto que com o tempo fico mais exigente comigo e com elas. Que me canso facilmente com teatro mal feito. Que não aguento mais lenga-lenga inexpressiva.
Depois, com a Val.
Interrompo muito mais.
Digo-lhe o que parece sem graça.
Digo-lhe potencialidades escondidas nas frases.
Dou-lhe exemplos de movimentos e gestos e tons de voz mais ambíguos e relevantes.
Em certo momento, morremos de dar risada. Ela assume - sem o querer mas INTEIRAMENTE de acordo com o personagem - postura que passa uma ideia muito engraçada, cômica até. Digo-lhe para que note nisso. E ela nota. Ela parece transfigurada no final. Parece que enfrentamos uma maratona de subjetividade que parece nos levar a algum lugar quase estranho mas inteiramente expressivo. Leio Tarkovski e reparo como estamos de acordo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c