Pular para o conteúdo principal

Leitura

Não me recordo bem, mas creio que desta vez fiz minha primeira leitura cênica.
Precisaria me recordar, profundamente, mas não estou em condições.
Então, este sábado foi a primeira vez.
Preciso comentar um aspecto que me deixa confuso.
Fizemos uma leitura cênica de um texto do Buk.
Compreendo a necessidade, para quem lê, de tornar tudo o mais vívido possível. Daí a tentação de encenar o texto.
Mas desde o começo eu permaneci, sem saber por quê, arredio a essa ideia. Não sei por quê, imaginei que uma leitura seria apenas uma leitura, com toda a formalidade possível, em que todo o trabalho estaria na correta e otimizada exposição dos personagens pelas falas.
Mas minhas colegas não tinham essa visão. E pior, colocavam uma empostação ao texto que desde o começo me trouxe real insatisfação. Parecia que as coisas não combinavam. Que o off ficava numa espécie de limbo extremamente formal, com palavras ditas cadenciada e lentamente, enquanto o diálogo pedia abordagens mais, diria, selvagens do que se falava. Nesse contexto, eu procurava, aos poucos, "encontrar" o meu personagem em toda sua, diria, podridão.
Mas havia algo mais que me incomodava. Havia por parte de minhas colegas uma preocupação com a vestimenta, com o gestual, com a reprodução de movimentos que as cenas exigiam, sim, mas que a leitura não exigia. Eu permanecia arredio a cometer encenações que eram pedidas mas que para mim, sem haver me preparado, iriam descambar no ridículo. Moral da história, não fiquei nem um pouco à vontade no métier.
A leitura aconteceu e minhas colegas jogaram o que haveria de melhor dadas as condições. Eu, também. Mas não fiquei muito satisfeito com o resultado. Senti uma parca relação com o chão, com o concreto; senti também que a mensagem, se é que há, em todo o texto acabou se perdendo. Pois os personagens pareceram-me insuficientemente emburacados, e ninguém realmente conseguiu assumir o lugar que se pedia.
Mas foi uma leitura legal. Foi interessante e me despedi esbaforido, que moro muito longe e queria descansar. Eu ando muito acabado. Muito, demais.

Um detalhe:
Nesse tempo todo, nos últimos meses, desde setembro de 2013 para ser exato, acostumei-me ao sistema ao mesmo tempo tranquilo e exigente que o Marião cria e desenvolve nos ensaios das peças que dirige. Nesse sentido, o texto tem um protagonismo claro, as encenações devem seguir parâmetros da direção dos quais não devem fugir - embora se deixe um espaço bem amplo à criatividade do ator -, as marcações são claras e assumidas primeiro pela direção com base no desenrolar do texto e daquilo que se exige a partir dele, as músicas e as luzes são fundamentais no diálogo com os atores. Nesse sentido, eu ESTRANHO que numa leitura alguns dos membros queiram DIRIGIR os outros, sem que isso esteja pré-definido, ou seja, sem que as atribuições sejam dadas. Daí minha REAL relutância em aceitar algo de quem não parece assumir primeiro o seu papel - e isso acontece com todo mundo na minha vida. Colaboradores que de repente se metem a guiar o corpo dos amigos que simplesmente assistem. Algo que me deixa incomodado. Tendo a não concordar, a não me dar como mão de obra, como massa de modelar a quem não dei autoridade para tanto. Daí que acabo sendo chato e irritante. Como se não quisesse que mandem em mim. É errado pensarem isso de mim. Simplesmente quero tudo em pratos limpos. Sem gente querendo montar algo NOS SEUS MOLDES para o que não pediu a minha autorização. Afinal, hoje sei que quem dirige SABE algo mais sobre o texto e sobre o teatro a ser desenvolvido que os outros. E isso o caracteriza como tal. Claro, APARENTEMENTE QUALQUER UM pode dirigir, mas não é a qualquer um que os outros envolvidos mostram admitir obedecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c