Pular para o conteúdo principal

teatro, hill e diversão

comecei no teatro pelas vias do gerald thomas, que em 2006 me permitiu acompanhar ensaios na coxia do sesc vila mariana e do viga, lá no sumaré.
comecei também pela via do beckett, não do teatro da vertigem nem realismos que grassam por aí.
mas hoje o panorama é outro.
bebo de realismo todo santo dia e a linguagem dos quadrinhos invade cada vez mais meu imaginário.
estou para fazer uma peça curta no teatro cemitério e a influência dos quadrinhos é patente, pelo que pude perceber ontem nos ensaios das três novas peças a serem apresentadas naquele teatro.
houve também algo mais.
hoje noto a força que interpretar para fora, não só para dentro, e por isso começo a sentir um certo arrepio dessas peças que buscam introjetar cada vez mais os conflitos.
ocorre que, embora eu ainda não tenha me tornado independente de tantas influências, principio a tentar encontrar o tom certo para tudo que se me apresenta.
esse tom não é para dentro. nem para fora, necessariamente. é um tom que me convence, e que às vezes consigo estipular para mim mesmo no palco.
se eu tivesse ficado preso a beckett, hoje a crise seria muito mais real do que é. se tivesse permanecido num limbo quase inexpressivo, veria o mundo muito mais chato do que ele realmente é.
ontem, na palestra do filipe sobre walter hill, percebi que nos filmes desse cara o conflito quase sempre está presente de forma quase banal. a ação serve para dar o tom da coisa, mas não há quase complexidade em tudo o que acontece na tela. claro, nada é virtualmente simples. sempre há o que captar até do mais singelo. até de meras perseguições.
fico um pouco constrangido, contudo, com o fato de, ao atuar numa peça como convidado, pareça me distanciar dela cada vez mais. como se no meio do furacão tudo perdesse perspectiva. e é o que acontece.
enquanto isso, a gente decora e coloca em prática algo que muitas vezes nem percebemos realmente o que é. e nos divertimos - algo que eu jamais imaginei conseguir fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c