Pular para o conteúdo principal

Currículo

Curriculum Vitae


Rodrigo Humberto León Contrera
Natural do Chile, 46 anos, brasileiro (1992), separado, sem filhos.
Endereço: Rua Maria Abadia dos Santos, 107, Bloco 1, apto. 13, CEP 06764-030. Taboão da Serra, SP. Fones: 55 11 5011-1786 e 3871-4241 (fax). Celular: 55 11 9 9132-5225.
Mails: rodrigo_contrera2@hotmail.com e rodrigocontrera@ig.com.br. Skype: rodrigo.contrera1.

Redes Sociais:
Twitter: @rcontrera. Youtube: ContreraBrasil. Tumblr: rcontrera. Reedit: contrera.
Facebook: rodrigo.h.contrera e Contrera Personagem. Instagram: rodrigocontrera2. Foursquare: rodrigo_contrera2@hotmail.com.
                                                                                           
Resumo de atividades atuais
• Jornalista (várias áreas) (MTb 22606). Correspondente e articulista de portal estrangeiro. Assessor de Imprensa (Artes). Resenhista e blogueiro sobre teatro, cinema e livros.
• Articulista em Filosofia, Artes, Literatura e C. Política (esp. Pol. Internacional). Blogueiro.
• Tradutor de inglês, espanhol e francês. Versões para espanhol. Revisor (português). Blogueiro.
• Artes. Teatro: Autor, adaptador, produtor e diretor. Ator. Blogueiro. Artista plástico.
Vendas: Representante (palestras técnicas e painéis setoriais).
Moderador de grupo online sobre filosofia.

Formação
Bacharel em Comunicações/Jornalismo (ECA-USP, 89) e Filosofia (FFLCH-USP, 08).
Licenciado em Filosofia (FFLCH-USP, 08).
Iniciação Científica (ECA-USP, 88). Curso Estratégia (incompleto) (NAIPPE/USP, 88).
Pós (incompletas): Comunicação (ECA-USP, 92) e Ciência Política (FFLCH-USP, 02).
Papers: Academia.edu: http://eca72.academia.edu/RodrigoContrera (previstos).

Línguas
Espanhol (fluente em leitura, escrita e fala, DELE Avanzado).
• Inglês (leitura, escrita e fala avançados).
• Francês (leitura e escrita).
• Alemão básico (ZDaF) (leitura).

Jornalismo
Experiência profissional registrada (em atividade): 17 anos.

Cargos atuais:
Editor técnico: Composites & Plásticos de Engenharia e Poliuretano – Tecnologia & Aplicações, desde 2003. Reportagem, edição, traduções, artigos, editoriais, fechamento.
• Assessor de Imprensa. Clientes: Teatro Cemitério de Automóveis (desde 9/13); Escritor e compositor Luís Capucho (desde 9/13); Peça Palestra sobre nada, de Euler Santi (2/14); Sarau da Terça (desde 1/14). Entrevistas e divulgação de livro de Nalini Narayan (desde 12/13). Obras de Capucho e do pintor Pedro de Rosa.

Cargos passados:
Editor assistente de espanhol para o portal Pelé.net, 02.
Repórter de geral e colunista da Tribuna de Guarulhos, 97.
Repórter e redator do Guia Rural, 93 a 95.
Atendimento ao leitor no Guia do Estudante/Almanaque Abril, 88.
• Redator e repórter do jornal Japão Agora, 87.

Freelances/Colaborações:
MBC Times (www.mbctimes.com/es) (Marrocos), desde 6/13 (correspondente e tradutor).
AntroPositivo (antropositivo.blogspot.com), 12 e 13; Folha de S. Paulo, Agrofolha, 93. Editora da USP, 87.

Eventos internacionais: K 2007 (Hamburgo, coletiva, 06), Iberoeka (Havana, Cuba, 05), PU Latin America (SP, 05), JEC (Paris, 03 e 05), PU Expo (EUA, 03, cobertura e jurado), etc.

Cursos/oficinas:
Técnicos, visitas, simpósios e conferências sobre composites, poliuretano e termoplásticos.
• Jornalismo geral (Centro Knight, 10): "3o. curso Reportagem com Auxílio do Computador", “Ferramentas Digitais para Jornalistas” e “Técnicas de Cobertura Eleitoral: Como Entender e Analisar Pesquisas Eleitorais 2". Com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), 09: "2º Curso Online - Como Investigar Gasto Público".
Simpósios: Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, pela Abraji (10 e 11).

Premiações/Condecorações:
Amigo do Batalhão de Manutenção do Exército, Taubaté (SP) (12).
4o Prêmio SAE Brasil de Jornalismo: Menção Honrosa Mídia Impressa, matéria “Plásticos avançados - O futuro é agora” (Revista Composites & Plásticos de Engenharia, 09).

Atividades profissionais com uso da internet:
• Site (atualização) www.tecnologiademateriais.com.br. Boletim online. Twitter /tmonline1.
• Atualização do blog de assessoria de imprensa arteeimprensa.blogspot.com.
Correspondente: MBC Times Español (www.mbctimes.com/es).
Blogs: comentariosdocontrera.blogspot.com, blogderesenhas.blogspot.com e comentariossobrecinema.blogspot.com.
Moderador do grupo Planeta_Cioran: br.groups.yahoo.com/group/Planeta_Cioran.

Tradução, versão e revisão

Inglês e espanhol: Tradutor freelance autônomo. Tradutor de notícias e artigos para Composites e Poliuretano, de 03 até hoje. Versões, do inglês, ao espanhol (MBC Times). Versões, do português, ao espanhol e inglês (variados).Versões ao inglês sobre Biologia, MP-GO, 9/13. Traduções sobre RH, Telecom e Informática, 12. Tradutor interno, All Tasks, 88.
• Espanhol: MBC Times Español, desde 9/13. Mostra Udigrudi Mundial de Animação, Belo Horizonte, 11/13. Revisor: JD Morbidelli (9/13). Revisor de Cinema Orly, de Luís Capucho, trad. José María Martínez, 9/13. Editor assistente de espanhol (coord. de equipe e tradução) do portal Pelé.net, 02. Tradutor (dedicação exclusiva de 92 a 96, com 21 livros): editoras Paulinas (18), Cortez (2) e COM-ARTE (1).
Português: Revisor: Ibis Libris (desde 7/13) e Imprensa Livre (desde 8/13).

Internet:
Blogs: traduzirespanhol.blogspot.com e traducoes-tecnicas-online.blogspot.com.

Teatro

Diretor de teatro (grupo próprio com 8 atrizes e 2 atores-coringa, para encenação de textos próprios: Carola Aeissami, Cristina Freitas, Gabriella Spaciari, Jezz Pacheco, Naomi Takahashi, Rebeca Paola Barbosa, Renata Sayuri e Valentine Durant; Gustavo Merighi e Matheus Prestes). Por hora, apresentações mensais, duas a duas, no Sarau da Terça, 12/13 e 1/14 e em seguida.

Apresentações:
• Assistência informal de direção: Esperando Godot, de Samuel Beckett, dir. César Ribeiro, pelo grupo Garagem 21, a partir de 2/14.
• Autor/dir./prod./ator: 5 dias para viver e morrer, p/atores joves e amadores. Previsão 2/14.
• Ator: Teatro Cemitério de Automóveis: Ovelhas que voam se perdem no céu, de Daniel Pellizzari (Geraldo) e Clavículas, de Cristiano Baldi (Porteiro, Gerente 2 e José Geraldo), 2/14; À Queima-roupa, de Mário Bortolotto (Louco, Homem, Professor e Abílio), 1 e 2/14.
• Ator: Cia La Plongée: Dias e Noites, de Lucas Mayor (Pedro), dir. Mário Bortolotto, 8-11/13.
• Autor/dir./prod.: Sarau da Terça: Cenas de Família 1 (4 atrizes), 2/14; Sonhos (6 atrizes), 21/1/14; (autor/dir./prod./ator, com atriz): Portas, 10/12/13.
• Satyrianas: 2013: Binóculos, o amor e a morte, dir. Marcos Loureiro (coautor/ator); Dias e Noites, de Lucas Mayor (Pedro), dir. Mário Bortolotto (ator); 2012: Bestas Mortes, de e dir. Lulu Pavarin (ator: Paulo Mota); 2011: Sombras vibrantes, de Mário Peixoto (prod./dir/ilum.); 2010: ...mas tudo foi apenas um sonho (autor/dir./prod./ator); 2008: Não me diga que é amor (Corpos em drama) (argumento/prod.); O teatro é isso (O Nascimento de um Palhaço) (autor/dir./prod./ator); 2007: Onde você estava? (Fugindo) (autor/prod.).
• Clipe Vulgar (figurante), banda Saco de Ratos, 7/13; Festival na Cidade/ Solos, monólogo Fugindo, 1/13 (autor/dir./ator); ECAL, SP: Somente uma pequena prova de amor, (autor/dir./prod./ator, 3 atores) 5/08; Fugindo, texto em Asfaltaram o Beijo, de Gerald Thomas (autor/leitura), 4/06.

Obras:
• 5 dias para viver e morrer (peça juvenil), primeiras 6 cenas, encenado em 2/14.
• Cenas de Família 1 (em andamento), Sonhos e Portas, textos para encenação, 13 e 14.
• Cinema Orly, adaptação do livro homônimo de Luís Capucho (em andamento).
• Mas é hostil o mundo que nos espera (14 peças curtas, registradaa na BN).

Premiações:
• Prêmio Aplauso de Teatro 2013 para as Satyrianas 2013, São Paulo, SP (partic. em 2 peças).

Oficinas:
Grupo Marcos Loureiro, 2 a 6/ 13.
Grupo Cemitério de Automóveis: “Cinema Invisível”, 11/12. Produção, 10/12. Estúdio Literário (com texto), 9/12. Figurino, 8/12. Interpretação – Preparação Corporal, 5/12.
Grupo de Estudo Lulu Pavarin, 5 a 10/12 (com apresentação: Bestas Mortes (ver)).
Ana Nero: Butô, 8, 9 e 10/12; Diogo Granato: Dança Artesanal, 7/12; Grupo Redimunho:“Dramaturgia do Espaço”, 3 e 4/12; Cia. Club Noir: História do Teatro, 1 a 4/12.
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos: Uma viagem musical através do Hip-Hop, Oficina de dramaturgia, Dança, 12/11 a 1/12.
Silvia Leblon: Corpo, estado e criação no jogo do palhaço, 5 e 6/08 e 4/10; Sônia Soares: Criação dança-contato, Galeria Olido, 3/08; Workshop com Gerald Thomas, 8/07.
Ensaios de Asfaltaram o Beijo (Gerald Thomas), 2 a 4/06.

Internet:
Resenhista sobre teatro: AntroPositivo (antropositivo.blogspot.com), desde 7/12, em 12 e 13.
Blog comentariossobreteatro.blogspot.com.

Artes Plásticas
• Instalação Fugindo, em Sarau da Terça, Teatro Cemitério de Automóveis, 2/14 (prevista).

Performances alheias a partir de obras próprias:
• Performance Fugindo, pela performer Adriane Gomes, 3/14 (prevista).

Comercial
Vendedor de palestra, Feiplar Composites & Feipur 2012 (12); vendedor de painéis setoriais.

Informática

Windows: Office, Photoshop, Dreamweaver, Flash; Evernote (pautas) e Zoho Creator. Mac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm...

4.48 Psicose (peça de Sarah Kane, tradução de Laerte Mello)

Há realmente algo de muito estranho e forte nesta última peça da Sarah Kane. E não é porque ela se matou em seguida, aos 28 anos. O assunto é claro desde o começo: uma depressão mortal. É como se fosse um testamento. Muitos lados da questão são expostos de forma esparsa - não sei se todos nem se isso afinal é possível -, e ao final da leitura a gente fica com um sabor amargo na boca. Dá vontade de reler, muito embora passe o desejo de decifrar. Isto torna-se secundário, aqui. Há algo que permanece, e creio que isso se deva à qualidade do que é feito e à integridade do que é dito. Pego por exemplo, já na primeira página: "corpo (...) contém uma verdade que ninguém nunca fala". É óbvio do que se trata: da extrapolação do fisiológico, de uma lógica de que por mais que se tente diagnosticar "nunca se fala". Abre-se uma porta à compreensão disso que não sabemos muito bem o que é. A força de "Lembre-se da luz e acredite na luz/ Um instante de claridade antes da ...

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c...