Pular para o conteúdo principal

Currículo

Curriculum Vitae


Rodrigo Humberto León Contrera
Natural do Chile, 46 anos, brasileiro (1992), separado, sem filhos.
Endereço: Rua Maria Abadia dos Santos, 107, Bloco 1, apto. 13, CEP 06764-030. Taboão da Serra, SP. Fones: 55 11 5011-1786 e 3871-4241 (fax). Celular: 55 11 9 9132-5225.
Mails: rodrigo_contrera2@hotmail.com e rodrigocontrera@ig.com.br. Skype: rodrigo.contrera1.

Redes Sociais:
Twitter: @rcontrera. Youtube: ContreraBrasil. Tumblr: rcontrera. Reedit: contrera.
Facebook: rodrigo.h.contrera e Contrera Personagem. Instagram: rodrigocontrera2. Foursquare: rodrigo_contrera2@hotmail.com.
                                                                                           
Resumo de atividades atuais
• Jornalista (várias áreas) (MTb 22606). Correspondente e articulista de portal estrangeiro. Assessor de Imprensa (Artes). Resenhista e blogueiro sobre teatro, cinema e livros.
• Articulista em Filosofia, Artes, Literatura e C. Política (esp. Pol. Internacional). Blogueiro.
• Tradutor de inglês, espanhol e francês. Versões para espanhol. Revisor (português). Blogueiro.
• Artes. Teatro: Autor, adaptador, produtor e diretor. Ator. Blogueiro. Artista plástico.
Vendas: Representante (palestras técnicas e painéis setoriais).
Moderador de grupo online sobre filosofia.

Formação
Bacharel em Comunicações/Jornalismo (ECA-USP, 89) e Filosofia (FFLCH-USP, 08).
Licenciado em Filosofia (FFLCH-USP, 08).
Iniciação Científica (ECA-USP, 88). Curso Estratégia (incompleto) (NAIPPE/USP, 88).
Pós (incompletas): Comunicação (ECA-USP, 92) e Ciência Política (FFLCH-USP, 02).
Papers: Academia.edu: http://eca72.academia.edu/RodrigoContrera (previstos).

Línguas
Espanhol (fluente em leitura, escrita e fala, DELE Avanzado).
• Inglês (leitura, escrita e fala avançados).
• Francês (leitura e escrita).
• Alemão básico (ZDaF) (leitura).

Jornalismo
Experiência profissional registrada (em atividade): 17 anos.

Cargos atuais:
Editor técnico: Composites & Plásticos de Engenharia e Poliuretano – Tecnologia & Aplicações, desde 2003. Reportagem, edição, traduções, artigos, editoriais, fechamento.
• Assessor de Imprensa. Clientes: Teatro Cemitério de Automóveis (desde 9/13); Escritor e compositor Luís Capucho (desde 9/13); Peça Palestra sobre nada, de Euler Santi (2/14); Sarau da Terça (desde 1/14). Entrevistas e divulgação de livro de Nalini Narayan (desde 12/13). Obras de Capucho e do pintor Pedro de Rosa.

Cargos passados:
Editor assistente de espanhol para o portal Pelé.net, 02.
Repórter de geral e colunista da Tribuna de Guarulhos, 97.
Repórter e redator do Guia Rural, 93 a 95.
Atendimento ao leitor no Guia do Estudante/Almanaque Abril, 88.
• Redator e repórter do jornal Japão Agora, 87.

Freelances/Colaborações:
MBC Times (www.mbctimes.com/es) (Marrocos), desde 6/13 (correspondente e tradutor).
AntroPositivo (antropositivo.blogspot.com), 12 e 13; Folha de S. Paulo, Agrofolha, 93. Editora da USP, 87.

Eventos internacionais: K 2007 (Hamburgo, coletiva, 06), Iberoeka (Havana, Cuba, 05), PU Latin America (SP, 05), JEC (Paris, 03 e 05), PU Expo (EUA, 03, cobertura e jurado), etc.

Cursos/oficinas:
Técnicos, visitas, simpósios e conferências sobre composites, poliuretano e termoplásticos.
• Jornalismo geral (Centro Knight, 10): "3o. curso Reportagem com Auxílio do Computador", “Ferramentas Digitais para Jornalistas” e “Técnicas de Cobertura Eleitoral: Como Entender e Analisar Pesquisas Eleitorais 2". Com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), 09: "2º Curso Online - Como Investigar Gasto Público".
Simpósios: Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, pela Abraji (10 e 11).

Premiações/Condecorações:
Amigo do Batalhão de Manutenção do Exército, Taubaté (SP) (12).
4o Prêmio SAE Brasil de Jornalismo: Menção Honrosa Mídia Impressa, matéria “Plásticos avançados - O futuro é agora” (Revista Composites & Plásticos de Engenharia, 09).

Atividades profissionais com uso da internet:
• Site (atualização) www.tecnologiademateriais.com.br. Boletim online. Twitter /tmonline1.
• Atualização do blog de assessoria de imprensa arteeimprensa.blogspot.com.
Correspondente: MBC Times Español (www.mbctimes.com/es).
Blogs: comentariosdocontrera.blogspot.com, blogderesenhas.blogspot.com e comentariossobrecinema.blogspot.com.
Moderador do grupo Planeta_Cioran: br.groups.yahoo.com/group/Planeta_Cioran.

Tradução, versão e revisão

Inglês e espanhol: Tradutor freelance autônomo. Tradutor de notícias e artigos para Composites e Poliuretano, de 03 até hoje. Versões, do inglês, ao espanhol (MBC Times). Versões, do português, ao espanhol e inglês (variados).Versões ao inglês sobre Biologia, MP-GO, 9/13. Traduções sobre RH, Telecom e Informática, 12. Tradutor interno, All Tasks, 88.
• Espanhol: MBC Times Español, desde 9/13. Mostra Udigrudi Mundial de Animação, Belo Horizonte, 11/13. Revisor: JD Morbidelli (9/13). Revisor de Cinema Orly, de Luís Capucho, trad. José María Martínez, 9/13. Editor assistente de espanhol (coord. de equipe e tradução) do portal Pelé.net, 02. Tradutor (dedicação exclusiva de 92 a 96, com 21 livros): editoras Paulinas (18), Cortez (2) e COM-ARTE (1).
Português: Revisor: Ibis Libris (desde 7/13) e Imprensa Livre (desde 8/13).

Internet:
Blogs: traduzirespanhol.blogspot.com e traducoes-tecnicas-online.blogspot.com.

Teatro

Diretor de teatro (grupo próprio com 8 atrizes e 2 atores-coringa, para encenação de textos próprios: Carola Aeissami, Cristina Freitas, Gabriella Spaciari, Jezz Pacheco, Naomi Takahashi, Rebeca Paola Barbosa, Renata Sayuri e Valentine Durant; Gustavo Merighi e Matheus Prestes). Por hora, apresentações mensais, duas a duas, no Sarau da Terça, 12/13 e 1/14 e em seguida.

Apresentações:
• Assistência informal de direção: Esperando Godot, de Samuel Beckett, dir. César Ribeiro, pelo grupo Garagem 21, a partir de 2/14.
• Autor/dir./prod./ator: 5 dias para viver e morrer, p/atores joves e amadores. Previsão 2/14.
• Ator: Teatro Cemitério de Automóveis: Ovelhas que voam se perdem no céu, de Daniel Pellizzari (Geraldo) e Clavículas, de Cristiano Baldi (Porteiro, Gerente 2 e José Geraldo), 2/14; À Queima-roupa, de Mário Bortolotto (Louco, Homem, Professor e Abílio), 1 e 2/14.
• Ator: Cia La Plongée: Dias e Noites, de Lucas Mayor (Pedro), dir. Mário Bortolotto, 8-11/13.
• Autor/dir./prod.: Sarau da Terça: Cenas de Família 1 (4 atrizes), 2/14; Sonhos (6 atrizes), 21/1/14; (autor/dir./prod./ator, com atriz): Portas, 10/12/13.
• Satyrianas: 2013: Binóculos, o amor e a morte, dir. Marcos Loureiro (coautor/ator); Dias e Noites, de Lucas Mayor (Pedro), dir. Mário Bortolotto (ator); 2012: Bestas Mortes, de e dir. Lulu Pavarin (ator: Paulo Mota); 2011: Sombras vibrantes, de Mário Peixoto (prod./dir/ilum.); 2010: ...mas tudo foi apenas um sonho (autor/dir./prod./ator); 2008: Não me diga que é amor (Corpos em drama) (argumento/prod.); O teatro é isso (O Nascimento de um Palhaço) (autor/dir./prod./ator); 2007: Onde você estava? (Fugindo) (autor/prod.).
• Clipe Vulgar (figurante), banda Saco de Ratos, 7/13; Festival na Cidade/ Solos, monólogo Fugindo, 1/13 (autor/dir./ator); ECAL, SP: Somente uma pequena prova de amor, (autor/dir./prod./ator, 3 atores) 5/08; Fugindo, texto em Asfaltaram o Beijo, de Gerald Thomas (autor/leitura), 4/06.

Obras:
• 5 dias para viver e morrer (peça juvenil), primeiras 6 cenas, encenado em 2/14.
• Cenas de Família 1 (em andamento), Sonhos e Portas, textos para encenação, 13 e 14.
• Cinema Orly, adaptação do livro homônimo de Luís Capucho (em andamento).
• Mas é hostil o mundo que nos espera (14 peças curtas, registradaa na BN).

Premiações:
• Prêmio Aplauso de Teatro 2013 para as Satyrianas 2013, São Paulo, SP (partic. em 2 peças).

Oficinas:
Grupo Marcos Loureiro, 2 a 6/ 13.
Grupo Cemitério de Automóveis: “Cinema Invisível”, 11/12. Produção, 10/12. Estúdio Literário (com texto), 9/12. Figurino, 8/12. Interpretação – Preparação Corporal, 5/12.
Grupo de Estudo Lulu Pavarin, 5 a 10/12 (com apresentação: Bestas Mortes (ver)).
Ana Nero: Butô, 8, 9 e 10/12; Diogo Granato: Dança Artesanal, 7/12; Grupo Redimunho:“Dramaturgia do Espaço”, 3 e 4/12; Cia. Club Noir: História do Teatro, 1 a 4/12.
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos: Uma viagem musical através do Hip-Hop, Oficina de dramaturgia, Dança, 12/11 a 1/12.
Silvia Leblon: Corpo, estado e criação no jogo do palhaço, 5 e 6/08 e 4/10; Sônia Soares: Criação dança-contato, Galeria Olido, 3/08; Workshop com Gerald Thomas, 8/07.
Ensaios de Asfaltaram o Beijo (Gerald Thomas), 2 a 4/06.

Internet:
Resenhista sobre teatro: AntroPositivo (antropositivo.blogspot.com), desde 7/12, em 12 e 13.
Blog comentariossobreteatro.blogspot.com.

Artes Plásticas
• Instalação Fugindo, em Sarau da Terça, Teatro Cemitério de Automóveis, 2/14 (prevista).

Performances alheias a partir de obras próprias:
• Performance Fugindo, pela performer Adriane Gomes, 3/14 (prevista).

Comercial
Vendedor de palestra, Feiplar Composites & Feipur 2012 (12); vendedor de painéis setoriais.

Informática

Windows: Office, Photoshop, Dreamweaver, Flash; Evernote (pautas) e Zoho Creator. Mac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm...

4.48 Psicose (peça de Sarah Kane, tradução de Laerte Mello)

Há realmente algo de muito estranho e forte nesta última peça da Sarah Kane. E não é porque ela se matou em seguida, aos 28 anos. O assunto é claro desde o começo: uma depressão mortal. É como se fosse um testamento. Muitos lados da questão são expostos de forma esparsa - não sei se todos nem se isso afinal é possível -, e ao final da leitura a gente fica com um sabor amargo na boca. Dá vontade de reler, muito embora passe o desejo de decifrar. Isto torna-se secundário, aqui. Há algo que permanece, e creio que isso se deva à qualidade do que é feito e à integridade do que é dito. Pego por exemplo, já na primeira página: "corpo (...) contém uma verdade que ninguém nunca fala". É óbvio do que se trata: da extrapolação do fisiológico, de uma lógica de que por mais que se tente diagnosticar "nunca se fala". Abre-se uma porta à compreensão disso que não sabemos muito bem o que é. A força de "Lembre-se da luz e acredite na luz/ Um instante de claridade antes da ...

29/7 (a partir de 28) - Teatro e artes

Ontem, ao ouvir o Gerald, quanto a como coloca a musica (depois), e depois ainda, ao ver uma musica passando pela partitura (e me deixando uma impressao de impossibilidade de traducao em algo mais), percebi que a arte finalmente havia voltado a assumir um lugar inextrincavel em mim. Finalmente percebi novamente que ela existia em mim para algo alem da minha vida, e percebi tambem que qualquer motivacao extemporanea (tipo celebridade, valor em si, razao) para ela era, alem de inutil, irrelevante. Percebi isso e na hora me libertei de coisas ao meu redor imensas, que me faziam sentir amargurado por um peso muito grande. Como se eu DEVESSE atribuir algo aa minha vida por me sentir pequeno demais para tudo o que investi nela. Isso fez com que eu tambem entendesse que, quando QUALQUER COISA for bem feita, ja EE arte em si, e por isso mesmo entendi o valor da edicao no cinema, da atuacao, da luz e tudo mais. Tudo adquiriu de repente um valor maior, para alem da vida inclusive.