Pular para o conteúdo principal

feminilidades

a última mente e cérebro, da scientific american, que em geral compro mas não tenho tempo de ler, tem capa para a psicologia feminina.
não li a matéria nem conseguirei fazê-lo muito cedo. mas desde já faço algumas considerações.
vocês devem saber que montei um grupo de teatro. feminino. exclusivamente feminino.
as coisas aconteceram. fiz uma apresentação num sarau, convidei uma amiga, que foi e pronto, primeira apresentação feita. a segunda foi para seis atrizes e me surpreendeu demais. ela me puxavam para mais e mais ensaios. elas adoraram, pelo visto.
daí a até criar o grupo foi um passo.
estou escrevendo cenas curtas e de dois a dois com elas para construir uma peça maior. chamada a família.
elas estão gostando bastante das cenas e estão ensaiando quando podem.
há muito tempo eu não me sentia tão leve ao sentir que faço algo de certo, de adequado. mas a dúvida surgiu: chamo atores? chamei para que ficassem de sobreaviso. mas não quero incluí-los no grupo, nem vou.
por que essa exclusividade feminina?
eu não sei bem, mas aconteceu que me deixei levar pela singeleza das respostas delas. pela dedicação, e pela forma toda própria de agirem e de se postarem diante do mundo.
ontem ao assistir álbum de família reparei que minha sensibilidade está atenta. a peça é praticamente feminina, e tem um clima todo íntimo e cruel que não poderia ser feita por homens. a sensibilidade masculina é outra. nesse filme, os homens são um pretexto para discutir os casais. basicamente fracos, os homens nesse filme não deixam marca.
e é curioso. ao contrário de escrever textos mais beckettianos ou de ação, escrever sob o ponto de vista feminino me é um real prazer. as cenas surgem quase prontas e basta-me colocar pontos nos is.
é lindo, isso. justo comigo, que tanto sofri e sofro ainda com e por elas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c