Pular para o conteúdo principal

No palco, um nascimento

Fui dirigido nos últimos meses por dois caras que eu admiro: Mário Bortolotto e Marcos Loureiro. Cada um tem seu estilo e com cada um tive minhas dificuldades. Com o primeiro, fiz um papel numa peça de um outro cara legal, o Lucas. Com o segundo, um papel para apresentação única numa peça feita por mim e pela Renatinha.
Seria inviável tentar contar tudo o que aprendi nesses processos. Mas gostaria de falar de um negócio em particular.
O Marião me convidou para um papel porque, segundo ele, o personagem tinha a minha cara. O personagem, no caso, chama-se Pedro e é catedrático de ciências humanas (provavelmente Literatura). Na cena, ele conta a sua primeira mulher (está casado com outra) sua paixão por uma aluna maluca.
O Marião me convidou porque o Pedro tinha a minha cara. Nesse sentido, o que eu precisava fazer era decorar bem o texto e encená-lo com os meus recursos - que até o momento são bem parcos. O Marião me passou as marcações e dicas de como fazer tal ou qual fala. Segui tudo ao pé da letra. O personagem saiu bem. Acabei tropeçando algumas vezes, mas posso dizer que fui aprovado.
Já no caso do Loureiro o personagem foi feito por nós (eu e Renata), mas não foi feita nele nenhuma gênese. Nem nome ele tem. É um sujeito que anda atrás de uma garota e que declara o seu amor. No caso do Loureiro, fizemos a cena diversas vezes - antes, numa oficina -, e ele ia aqui e ali lapidando os personagens com base em detalhes totalmente representativos. Senti dificuldade imensa. Eu tinha agora que interpretar. Qualquer gesto mínimo de minha parte poderia trair todo o personagem e toda a cena. Encenamos a cena (sorry pelo eufemismo) nas Satyrianas, nos Parlapatões. Diria que a cena saiu a contento - só não sei eu, que até o fim era a parte mais crítica de tudo.
No caso do Marião, eu dizia as coisas do meu jeito e esse meu jeito acabava traindo o personagem e dando margem a risadas (claro que não só o ator, dado que o texto é hilário, para dizer o mínimo). Se eu me metesse a interpretar poderia dar merda. Eu simplesmente deixei correr. Claro que com o tempo eu ia pesquisando mais e mais o personagem e atribuindo novas acepções a tudo o que ele experimentava e dizia. Mas isso foi um trabalho que fiz por opção. Eu poderia ter estancado em simplesmente atuar como eu mesmo falo, penso e ajo.
Já no caso do Loureiro minha forma de apreender a realidade poderia não contar para o personagem. Eu tinha que criar, em mim, formas de dizer - mesmo que estranhas ao Rodrigo indivíduo -, e isso criava em mim dificuldades imensas - além do que, deixando tudo de lado, eu tenho minha forma particular de ver as coisas, e isso interferia. Interferiu.
Haverá uma forma certa de fazer as coisas? Acho que não. Mas há com certeza a forma errada. Nesse sentido, aprendi tudo com eles, o Marião e o Loureiro. Eles, ambos os dois, percebiam muito bem o personagem, e eu tinha que fazê-lo adquirir vida. A direção era deles, a sensibilidade, deles. A capacidade para usar ou não meus recursos ou criar outros teria de vir de mim. Não à toa, quando vi o Louro fazendo o papel, para me dar alguns exemplos, eu consegui apreender melhor a liberdade de atuação naquela cena.
Hoje busco mais. Alguns projetos pessoais, alguns lugares a visitar, outros contatos a fazer, amigos com quem compartilhar as noites. Mas me sinto tendo sido parido. Finalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c