Pular para o conteúdo principal

A camiseta listrada

Ontem vesti e dormi com uma camiseta. É comum, de listras vermelhas e marrons, mangas curtas e pano bem simples. Mas ela é especialmente importante para mim.
Com ela, encenei minha primeira peça, a primeira que dirigi e em que atuei, Somente uma pequena prova de amor, em 2008, numa escola do Jabaquara. O Brunno Almeida Maia e o Raffael Fabrício Viana me ajudaram. O Brunno fez o papel principal, e o Raffa fez uma voz em off e a técnica. O Rycardo Moreno fez um papel lá atrás, deitado no palco, falando ao microfone. Eu atuei também, recitando um texto, o único que me cabia dizer à época (o Fugindo) - e que a Cris odiava, até hoje não sei bem por quê.
Mas este pequeno post não é para comentar sobre a peça.
A camiseta em questão, percebemos depois o Brunno e eu, combinava com as listras brancas e pretas da camiseta do próprio Brunno na peça. Elas, ambas as duas, remetiam a prisões, a grades em que os "personagens" se encontravam. Grades internas.
Não sei como, um fotógrafo profissional estava presente na ocasião, e ele tirou umas fotos minhas e do Brunno. As fotos ficaram bárbaras - aquela pose era a única que eu podia assumir na ocasião -, e serviram de base para umas colagens que eu pedi a um amigo - o Sandro Previato, dos créditos. A ideia era simples, manter os objetos da foto incluindo as fotos do WTC explodindo, dos jatos que bombardearam o La Moneda, no Chile, do Massafumi Yoshinaga, do brasileiro Charles, que morreu assassinado pela polícia na Inglaterra, e outros fatores, ainda.
Foi com ela que fiz ainda outra peça. A foto vai aqui.
Mas a camiseta é o que me tira do sério. Não consigo vesti-la sem lembrar-me de minha condição à época.
Por isso resolvi aposentá-la. A partir de agora, ela irá ficar pendurada no meu armário como lembrança de uma época. Com figurino para ocasiões em que eu permanecia fechado em mim mesmo, preso a grades que eu próprio construí. As grades de minha sensibilidade. Algo que eu precisava esconder para melhor existir para mim mesmo.
Eu ainda a visto, agora mesmo. Só por hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c