Pular para o conteúdo principal

Kott, Dramas históricos de Shakespeare, Mamet e Bunge

Acabo de comprar a Caros Amigos de AGOSTO deste ano. Vejam, nem acabou julho. Isso seria simpático, apenas, se a revista não tivesse sido encontrada aqui em Taboão da Serra, onde tudo chega atrasado, quando chega, e se ela - a revista - não dissesse respeito à JUSTIÇA. Pois reflito. Estou assistindo Lutero, filme cuja distribuição é financiada por entidades de âmbito religioso diverso, e ele tem me causado uma confusão dos diabos. Pois por um lado algo em mim exige subserviência à autoridade - e ele, Lutero, só seguia a razão e por isso dividiu o mundo -, ao passo que algo me leva à rebelião - pois sempre há muita autoridade que exige ser dispensada -, enquanto outro tanto me leva ao acordo - pois não sou beligerante. Não consigo me decidir a respeito de nada - embora meu sofrimento ao ver o filme tenha diminuído -, e enquanto isso leio o bardo e comentadores - Kott - do dito cujo. E finalmente as sinapses parecem surtir efeito, consigo ligar uma coisa à outra - e pela leitura de obras menores, como Ricardo II (sim, II, não III). Enquanto deixo-me levar pelo revolucionário que foi aceitar algo de Duchamp e por sua vez entendo que o Mamet tem alguma razão ao fazer o teatro cair do cavalo em seu Teatro. Singelo livro, mas claro e pé no chão - sinceramente, não sei como resistir a ele. Como se não bastasse tudo isso, deixo-me levar também pelo Dicionário de Filosofia de Bunge, que parece de forma clara colocar os pingos nos is com respeito a temas os mais diversos, que preciso conectar na medida em que acredito, realmente acredito, na ciência - embora não tenha nada de Iluminista, feliz ou infelizmente, e por sua vez leio romances de índole suburbana imaginando roteiros a partir deles - sendo que deles já devem existir filmes sem conta. Nem vou dizer que livros são esses, mas saibam que até Nostradamus ando encarando.


É muito estranho, tudo. Quanto mais me motivo a sair e a experimentar o mundo tal como ele se apresenta a gente que vive a vida, mais me contento em ler e refletir aqui comigo sobre assuntos que há muito vêm deixando marcas em minhas expectativas de vida. Como pensar diferente, se sou um cara que não pára de ler e de refletir, enquanto pensa em mudar o mundo a partir das pessoas? Pois vejo que ontem, durante o sarau da Ivone sobre Ginsberg, tentei - e foi difícil - fazer com que sentíssemos o outro - e creio que não conseguimos -, mas por outro lado fiquei relativamente satisfeito ao ver que tudo poderia ser muito mais simples do que aparentava. Pois não dá para se deixar levar pelo teatro ou coisa que o valha. O mundo é muito maior que ele, e Mamet mesmo me apoiaria na convicção de que é preciso primeiro cuidar da nossa casa para depois até pensar em fazer algo com nossos desejos. Pois ao que parece é aí que é a pegada - no desejo. Querer mais do que poder. É estranho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c