Pular para o conteúdo principal

Peças e gostos

Eu me defendo neste blog e nos links que coloco no face dizendo que faço comentários, não críticas.
Houve quem tenha divulgado dizendo que faço críticas, mas hoje creio saber o que é uma crítica - algo raro por aí, realmente raro, nos jornais não costumo vê-las, e sei que não faço isso.
Porém sou lido e acabo afetando quem me lê. Normalmente são os próprios profissionais que fazem as peças. Os atores, autores, diretores, produtores, etc. Como ando para caramba por aí, eles acabam me achando. E de vez em quando piso na bola.
O pessoal tem me alertado. De vez em quando falo demais de uma coisa e não reparo na outra. O teatro é uma atividade coletiva, tá todo mundo junto, e não posso me dar ao luxo de ser discricionário. Pois posso acabar sendo injusto.
Há outras dicas que recebo.
Mas, mutatis mutandis, continuo - na medida das minhas energias. Tem uma peça lá no Viga de que eu não consigo escrever, e não sei por quê. Talvez tenha me afetado demais. Não sei. Chama-se Salamaleque. É boa. Vêem só, meu juízo. Bom, eu me senti bem, gostei. E é um monólogo, algo que vem me cansando. Monologuistas. Referindo-me à peça Borrasca.
Mas como tento ler e entender mais, percebo também que vou em direção alheia a apenas opiniões. Busco mais.
Por isso, e por ser autor também, acabo me afetando tanto por influências que aparecem. As peças do Teatro Cemitério. O Bob Wilson. As peças da Michelle Ferreira. O teatro do Gerald. Muitos outros. Não sei se eu sofro tanto assim, mas o fato é que sinto que preciso escolher rumos. Um rumo meu. Quero mais, nem sabendo se consigo tudo o que me dão.
Dispenso julgamentos sumários. O Marião tem me ensinado muito. Ou melhor, eu tenho aprendido muito com ele. Cada um tem sua opinião, e nenhuma vale mais que nenhuma outra. Sim, existem os críticos, mas e daí? O Marião preza a liberdade acima de tudo - minto, ele preza ainda mais a amizade -, e não hão de ser meras linhas supostamente esclarecedoras que poderam afetar a realidade do teatro. O teatro é real. Ele é real.
Falta tempo. Falta tempo para eu conseguir realmente relaxar. Mas falta ainda mais uma liberdade que preciso dar a mim mesmo. A liberdade de simplesmente ser. Sem culpa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c