O humor parece ser um dos grandes diferenciais da geração "do que ainda hoje denominamos arte contemporânea", a arte brasileira surgida entre a Nova Objetividade (1967) e a XVI Bienal de São Paulo (1981). Coberta pela exposição Arte como questão, no Instituto Tomie Ohtake (6/9 a 28/10), essa geração parece assim carregar consigo até hoje (passados quase 40 anos) esse fundamental e inelutável fruto do mero "exercício experimental da liberdade". Uma liberdade que, apesar de sempre resvalar em crítica social, comprometimento e resistência, poucas vezes deixa de incutir um sorriso em quem participa vendo, desfrutando ou mesmo entrando em jogos libertadores.
São 98 os artistas representados na exposição, com obras apoiadas em substratos e intenções amplamente diversificadas. Quarta mostra desse tipo apresentada no Instituto (as outras: "Pincelada - Pintura e Método, Projeções da Década de 50", "A Geração da Virada ou 10+1 - Os Anos Recentes da Arte Brasileira" e "80/90 Modernos, Pós-Modernos etc."), "Arte como questão - Anos 70" fecha o ciclo combinado dispondo ao público uma variedade e qualidade assombrosas de materiais de forma muito organizada e sucinta. Mais do que nunca, porém, fazem falta visitas guiadas para o público, que no evento acaba por ter apenas, como referências históricas, facsímiles das capas de grandes jornais num dos cantos da exposição.
São 98 os artistas representados na exposição, com obras apoiadas em substratos e intenções amplamente diversificadas. Quarta mostra desse tipo apresentada no Instituto (as outras: "Pincelada - Pintura e Método, Projeções da Década de 50", "A Geração da Virada ou 10+1 - Os Anos Recentes da Arte Brasileira" e "80/90 Modernos, Pós-Modernos etc."), "Arte como questão - Anos 70" fecha o ciclo combinado dispondo ao público uma variedade e qualidade assombrosas de materiais de forma muito organizada e sucinta. Mais do que nunca, porém, fazem falta visitas guiadas para o público, que no evento acaba por ter apenas, como referências históricas, facsímiles das capas de grandes jornais num dos cantos da exposição.
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