Pular para o conteúdo principal

mas eu quero estar lá

por que teatro? por que não algo mais viável? por que não algo menos efêmero, que deixe algum registro que não na alma dos ditos cujos, que nunca se dizem aliás?
há dias li em algum lugar a descrição de um sujeito que ao subir ao palco reparou que era lá onde ele queria sempre estar. acho que foi o jodorovski, o chileno cultuador do tarô. pois é. foi assim que eu me senti a primeira vez que encarei a todos lá, no sesc vila mariana. o ato haveria de se repetir uma vez. mas desta eu já estava preparado. o negócio havia perdido a graça. vai entender.
o armando (antenore) me pergunta se ainda escrevo para teatro. escrevo, sim, armando, como não. mas deveria também lhe dizer que isso, escrever, às expensas do fato de que a vida vai de mal a pior, a grana pouca, a estima menos, e os caminhos, raros e quando existentes árduos a não mais poder. sei que faço parte da tradição, ao ser tudo assim. o teatro foi e ainda é o recanto dos fracassados, daqueles que só podiam mesmo confiar no palco para darem vazão aos dilemas que os consumiam. estou bem acompanhado? pois é. sei lá. não sei se quero fazer parte dessa trupe.
meus escritos sobre teatro já não contam tanto, mais expõem, quero imagens, quero combinações mutantes, a passar significados tênues e estranhos. foi lendo sobre wilson que percebi que podia tudo. tudo. não preciso me ater a nada. tudo pode ser simplesmente o que é.
mas a própria ascendência me afasta. não faço parte dessa nem de nenhuma tradição, não quero fazer parte. a própria noção de estar num lugar me enoja. quero ficar limitado a mim mesmo. quero que a expressão apenas descambe em MINHA fruição. não tô nem aí para o público. qual o quê, sempre gente que a gente mal conhece. há exceções, claro, mas.
lembro da platéia (exígua) que compareceu às 6h (da manhã!) para assistir o nascimento de um palhaço. nunca nada quis dizer menos. não me lembro muito bem. mas não havia movimento algum. só todo mundo junto ouvindo - ou pretendendo ouvir - algo que mal saía do meu notebook. depois, um sujeito da tv cultura me perguntou o que eu achava de estar nesse horário. não sei o que disse. mas levei a sério demais. não ligava e não ligo a mínima. sucesso?
e as cinco pessoas que assistiram minha última peça (de cujo nome nem me lembro, aliás?) deixa eu procurar... ah, sim, mas tudo foi apenas um sonho. o raffa e eu. e o ruy assistindo (ainda hoje, obrigado). e o nada em conta-gotas. e o comentário do ruy. e a sensação de um peso ter sido retirado de minhas costas. o peso de parte de minha história. lembro dos aplausos. poucos, mas sinceros. também, se nem aplauso tivesse... eu não ligava e não ligo mesmo, a mínima.
mas preciso do espaço do palco. para quê, eu não sei. preciso ESTAR LÁ. talvez como o kantor, como um regente sem partitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c