MODOS DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO NO TEATRO E
POLÍTICAS PÚBLICAS
AZEVEDO, José fernando. ARAÚJO,
Antonio. TENDLAU, Maria. Próximo ato,
teatro de grupo. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2011 (Observar
especialmente o dossiê “políticas da forma” – textos de Paulo Arantes, Oscar
Cornago, José Fernando Peixoto de Azevedo e Kil Abreu).
ABREU, Kil.
“A dialética das condições e a fatura estética no teatro de grupo”, em: Subtexto
– Revista de teatro do Galpão Cine Horto. No. 5. Ed. CPMT/Galpão Cine Horto, Dez 2008 (enviarei a edição)
COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Políticas Culturais. São
Paulo, Iluminuras, 1997.
MELO, Lessi. GOMES, Carlos.
Fomento ao teatro, 12 anos. São Paulo: Secretaria Municipal de cultura, 2014
ESTÉTICAS DO TEATRO.
TEORIAS DO TEATRO E ESTÉTICAS DO TEATRO
CONTEMPORÂNEO
BORIE,
Monique. Estética teatral – Textos de Platão a Brecht. Ed. Calouste Gulbenkian.
Lisboa, 2000
ARAÚJO,
Antonio. “A encenação performativa”, em : Revista Sala Preta. PPG em Artes
cênicas Eca/USP. São Paulo, 2008
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Unesp. São Paulo, 1997 (índice remissivo excelente para
consulta)
FABIÃO,
Eleonora. “Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea”,
em: Revista Sala Preta. PPG em Artes cênicas Eca/USP. São Paulo, 2008
FÉRAL,
Josette. “Por uma poética da performatividade: o teatro performativo”, em:
Revista Sala Preta. PPG em Artes cênicas Eca/USP. São Paulo, 2008
LEHMANN,
Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2008
SAADI,
Fátima. GARCIA, Silvana. Próximo ato: Questões da teatralidade contemporânea.
Instituto Itaú Cultural: São Paulo, 2009
SARRAZAC,
Jean-Pierre. O futuro do drama - escritas dramáticas contemporâneas. Campo das Letras, Lisboa, 2002
________ Léxico
do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
TELESI,
Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ESTÉTICA GERAL, TEORIA DA ARTE E PROCESSOS
CRIATIVOS
BOSI,
Alfredo. Reflexões sobre a arte. Ed. Ática. São Paulo, 1995.
BURGER,
Peter.“O problema da autonomia da arte na sociedade burguesa”, em: Teoria da Vanguarda. Ed. Veja. Lisboa, 1993
(já tem edição brasileira pela Cosac Naify)
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1993
NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira.
São Paulo. Cia. das letras,2011 (edição revista e ampliada).
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de
Janeiro: Vozes, 2009.
PAREYSON,
Luigi. Os problemas da estética. Martins Fontes, 2005
HISTÓRIAS DO TEATRO
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Perspectiva. São Paulo, 2000
CAFEZEIRO,
Edwaldo. GADELHA,Carmem. História do teatro brasileiro. 2013: 2 Rio de Janeiro:
Ed. Da UFRJ, 1996
CARVALHO, Sergio. O teatro e a cidade. São
Paulo: Prefeitura de São Paulo, 2004
FARIA,
João Roberto (org.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva,
2012 (2 Vols.)
CRÍTICA GERAL,
CRÍTICA NO TEATRO BRASILEIRO
BERNSTEIN,
Ana. A crítica cúmplice – Décio de
Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno. Instituto Moreira
Sales. São Paulo, 2006.
BORNHEIM,
Gerd. “Gênese e metamorfose da crítica”, em: Páginas de Filosofia da arte. Ed.
Uapê, Rio de Janeiro, 1998
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura brasileira. Rio de
Janeiro: Ouro sobre azul, 2014.
_____Literatura e sociedade. São Paulo: Cia. Editora Nacional,
1976.
COELHO,
Marcelo. Crítica cultural: Teoria e prática. Publifolha. São Paulo, 2006
_____
“Jornalismo e crítica”, em: Rumos da crítica. Itaú Cultural/Senac. São Paulo,
2000.
PAVIS,
Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo. Perspectiva: 2003
PRADO, Décio de Almeida. Exercício Findo – Crítica
teatral (1964-1968). Perspectiva/Edusp. São Paulo, 1985.
RAMOS, Luiz Fernando. “Da patacoada à apatia”, em
Revista Percevejo. Rio de Janeiro: (referência incompleta)
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um dicionário de cultura e
sociedade. Boitempo Editorial, São Paulo, 2011
CURADORIA
OBRIST, Hans Ulrich.
Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014
PRÁTICA DA
CRÍTICA
Teatrojornal
– leituras de cena: http://teatrojornal.com.br/
Horizonte
da cena: http://horizontedacena.com/
SUGESTÕES COLHIDAS EM SALA
SALES, Cecília de Almeida. Crítica genética –
fundamentos dos estudos genéticos sobre o proceso de criação artística. EDUC: São Paulo, 2008 (a respeito da relação
entre crítica e processos criativos). Tema
sugerido por Solange Borelli
BALL, David Mark. Para trás e para frente.
Perspectiva: São Paulo, 1999 (para
análise de peças em chave “dramática”). Sugerido por Nilton Rosa
ROSENFELD, Anatol. A arte do teatro. Compilação de Neusa Martins. Publifolha: São Paulo, 2009 Sugerido pelo Renato de Azevedo
SMALL, Daniele Avila. O crítico ignorante. Rio de Janeiro: 7letras, 2015 Sugerido pelo Kil
EAGLETON,
Terry. A função da crítica. Martins Editora: São Paulo, 1991 Sugerido por ¿
FACHIN,
Lidia. Questões de ilusão teatral. (artigo).
Referência incompleta. Sugerido por Lara Moler
Metodologia
cartográfica (processos). Cf: Virgiínia Kastrup. Pistas para o método
cartográfico. Referência incompleta. Sugerido
por Adriana Archanjo.
Renato Ferracini, artigo (Kil vai enviar,
sobre o tópico anterior). Referência incompleta. Sugerido por Adriana Archanjo
Comentários