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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Crítica


MODOS DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO NO TEATRO E POLÍTICAS PÚBLICAS

AZEVEDO, José fernando. ARAÚJO, Antonio. TENDLAU, Maria. Próximo ato, teatro de grupo. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2011 (Observar especialmente o dossiê “políticas da forma” – textos de Paulo Arantes, Oscar Cornago, José Fernando Peixoto de Azevedo e Kil Abreu).

ABREU, Kil. “A dialética das condições e a fatura estética no teatro de grupo”,     em: Subtexto – Revista de teatro do Galpão Cine Horto. No. 5. Ed. CPMT/Galpão Cine Horto, Dez 2008 (enviarei a edição)

COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Políticas Culturais. São Paulo, Iluminuras, 1997.

MELO, Lessi.  GOMES, Carlos. Fomento ao teatro, 12 anos. São Paulo: Secretaria Municipal de cultura, 2014




ESTÉTICAS DO TEATRO. TEORIAS DO TEATRO E ESTÉTICAS DO  TEATRO CONTEMPORÂNEO

BORIE, Monique. Estética teatral – Textos de Platão a Brecht. Ed. Calouste Gulbenkian. Lisboa, 2000


ARAÚJO, Antonio. “A encenação performativa”, em : Revista Sala Preta. PPG em Artes cênicas Eca/USP. São Paulo, 2008

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Unesp. São Paulo, 1997 (índice remissivo excelente para consulta)
FABIÃO, Eleonora. “Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea”, em: Revista Sala Preta. PPG em Artes cênicas Eca/USP. São Paulo, 2008


FÉRAL, Josette. “Por uma poética da performatividade: o teatro performativo”, em: Revista Sala Preta. PPG em Artes cênicas Eca/USP. São Paulo, 2008

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2008

SAADI, Fátima. GARCIA, Silvana. Próximo ato: Questões da teatralidade contemporânea. Instituto Itaú Cultural: São Paulo, 2009

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama - escritas dramáticas contemporâneas. Campo das Letras, Lisboa, 2002
________ Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.


TELESI, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2014.



 ESTÉTICA GERAL, TEORIA DA ARTE E PROCESSOS CRIATIVOS

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. Ed. Ática. São Paulo, 1995.

BURGER, Peter.“O problema da autonomia da arte na sociedade burguesa”, em:  Teoria da Vanguarda. Ed. Veja. Lisboa, 1993 (já tem edição brasileira pela Cosac Naify)

EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993

NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo. Cia. das letras,2011 (edição revista e ampliada).

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Martins Fontes, 2005



HISTÓRIAS DO TEATRO

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Perspectiva. São Paulo, 2000
CAFEZEIRO, Edwaldo. GADELHA,Carmem. História do teatro brasileiro. 2013: 2 Rio de Janeiro: Ed. Da UFRJ, 1996

CARVALHO, Sergio. O teatro e a cidade. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, 2004

FARIA, João Roberto (org.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2012 (2 Vols.)



CRÍTICA GERAL, CRÍTICA NO TEATRO BRASILEIRO
BERNSTEIN, Ana. A  crítica cúmplice – Décio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno. Instituto Moreira Sales. São Paulo, 2006.

BORNHEIM, Gerd. “Gênese e metamorfose da crítica”, em: Páginas de Filosofia da arte. Ed. Uapê, Rio de Janeiro, 1998

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2014.
_____Literatura e sociedade. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1976.

COELHO, Marcelo. Crítica cultural: Teoria e prática. Publifolha. São Paulo, 2006
_____ “Jornalismo e crítica”, em: Rumos da crítica. Itaú Cultural/Senac. São Paulo, 2000.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo. Perspectiva: 2003
PRADO, Décio de Almeida. Exercício Findo – Crítica teatral (1964-1968). Perspectiva/Edusp. São Paulo, 1985.
RAMOS, Luiz Fernando. “Da patacoada à apatia”, em Revista Percevejo. Rio de Janeiro: (referência incompleta)
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um dicionário de cultura e sociedade. Boitempo Editorial, São Paulo, 2011

CURADORIA

OBRIST, Hans Ulrich. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014

PRÁTICA DA CRÍTICA

Questão de crítica: http://www.questaodecritica.com.br/
Teatrojornal – leituras de cena: http://teatrojornal.com.br/
Horizonte da cena: http://horizontedacena.com/
  
SUGESTÕES COLHIDAS EM SALA
SALES, Cecília de Almeida. Crítica genética – fundamentos dos estudos genéticos sobre o proceso de criação artística.  EDUC: São Paulo, 2008 (a respeito da relação entre crítica e processos criativos). Tema sugerido por Solange Borelli
BALL, David Mark. Para trás e para frente. Perspectiva: São Paulo, 1999  (para análise de peças  em chave “dramática”). Sugerido por Nilton Rosa
ROSENFELD, Anatol. A arte do teatro. Compilação de  Neusa Martins. Publifolha: São Paulo, 2009 Sugerido pelo Renato de Azevedo
SMALL, Daniele Avila. O crítico ignorante.  Rio de Janeiro: 7letras, 2015 Sugerido pelo Kil
EAGLETON, Terry. A função da crítica. Martins Editora: São Paulo, 1991 Sugerido por ¿
FACHIN, Lidia. Questões de ilusão teatral.  (artigo). Referência incompleta.  Sugerido por Lara Moler
Metodologia cartográfica (processos). Cf: Virgiínia Kastrup. Pistas para o método cartográfico. Referência incompleta. Sugerido por Adriana Archanjo.


Renato Ferracini, artigo (Kil vai enviar, sobre o tópico anterior). Referência incompleta. Sugerido por Adriana Archanjo

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