Pular para o conteúdo principal

Killer Joe, de Tracy Letts (tradução Maurício Arruda Mendonça)

Tracy Letts é um autor da moda. É o criador e roteirista do recente Álbum de Família, com a Meryl Streep, em interpretação memorável, e atualmente está nos teatros (no CIT-Ecum, para ser mais exato) com Bichado (Bug). Killer Joe é uma peça que ele escreveu em 1993 em homenagem à sua companheira, Holly Wantuch.
Tudo passa-se num trailer. Chris, filho mais novo de Ansel e sua primeira esposa, aparece devendo dinheiro aos traficantes do local - Dallas - e com uma ideia maluca a propor ao pai - matar a mãe e ficar com o seguro (que iria para a irmã mais nova dele, Dottie). Para isso propõe contratar Joe Cooper, o Killer Joe, policial que é também matador.
A peça gira em torno do contrato com Killer Joe e o desenrolar da trama - na medida em que Killer se deixa atrair por Dottie. Chris e Ansel "dão" Dottie para ele, como Sinal ou entrada, e enquanto isso Chris continua chegando fudido - os traficantes dão lhe repetidos paus para que devolva a grana que é deles. Chris se arrepende de dar Dottie para Killer e a trama continua até um desfecho que, embora eu não diria surpreendente, mantém acesa a atenção até o fim.
Killer Joe teve os direitos comprados pelo Carca Rah, do Teatro Cemitério, e deve estrear lá este fim de semana. Eu não tenho nenhum papel nela como ator e sugeri cuidar da técnica. O Carca e o Marião toparam. Por isso, passo todo dia praticamente para acompanhar os ensaios, que têm assistência da Gabi Spaciari, uma das minhas Garotas do Contrera, e da Valentine Durant, outra, que a última sexta estreou como atriz, profissionalmente falando.
A peça tem várias características marcantes. Por se passar inteiramente no trailer, poderia parecer monótona, mas não é. O diálogos são certeiros e utilizam-se de uma característica que eu não conhecia: eles são cortados a toda hora por um e outro personagem. Tudo cria uma agilidade patente que deixa tudo muito mais tenso do que já era. O grupo do Teatro Cemitério acrescenta uma e outra camada aos personagens guiados pela direção (do Marião), e as cenas de tensão assumem um ar rasteiro - bem próximos de uma escrotidão calculada. Há cena de sexo, paquera, familiar e até uma espécie de estupro. Tudo muito claro para quem ousa ver a realidade tal qual ela se apresenta. O final - ainda não ensaiado - é simpático, quase familiar, se me entendem. Tem assassinato no meio.
Estamos esperando para que o Gabriel Pinheiro - o Chris - se recupere de uma cirurgia para tudo ser retomado. O espaço teatro Cemitério foi transformado como nunca antes de Mulheres, do Buk, e logo estará tudo nos trinques. Enquanto isso, curto o texto e a criação de ambiente proposta por Letts e seguida pelo Marião e cia. Gosto muito. Já praticamente decorei a peça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c