Pular para o conteúdo principal

Antiprofissionalismo

1
Olá, todas, todos
PEÇO QUE LEIAM COM ATENÇÃO ESTA MENSAGEM, QUE É LONGA E QUE AFETA A TODAS/OS.
Todas/os vocês devem se lembrar muito bem quanto a como este grupo foi formado, e quanto aos critérios que sempre utilizei, utilizo e utilizarei para nortear os trabalhos.
Vocês sabem, por exemplo, que nunca, EM HIPÓTESE ALGUMA, aceito qualquer mistura entre aspectos pessoais e profissionais dos profissionais envolvidos em atividades do grupo, muito ao contrário. Fico ofendido quando um membro do grupo sequer ousa pensar em utilizar argumentos de ordem pessoal para justificar ou sugerir privilégios de ordem profissional. São incontáveis as ocasiões em que tive de chamar a atenção a membros do grupo quanto a deslizes que as pessoas normalmente tomam porque confundem, no meu caso, o Rodrigo amigo com o Rodrigo diretor do grupo.
Ocorre que, dentre outras coisas, noto, como pessoa e como profissional, que o mercado – e não só o teatral – está repleto de situações em que, relativamente a questões éticas, as pessoas não mais se ofendem – quando deveriam fazê-lo. Ofender-se virou algo démodé. Magoar-se, uma desculpa barata. Amar, um despropósito – quando existe uma palavra técnica para o amor descompromissado (não romântico): ágape.
Para evitar problemas desse tipo, tomo desde o começo precauções que todos poderão considerar desproporcionais e até mesmo inusitadas. Por exemplo, no envolvimento pessoal entre os participantes do grupo. Não gosto de misturas indevidas: gente que vem com outros fins em mente, que não profissionais; gente que se imiscui em questões que dizem respeito a cada atriz/ator em particular; sugestões de impropriedades no envolvimento profissional em cenas que acabam sendo muitas vezes chocantes, por tudo aquilo que envolvem. Sou com frequência obrigado a tomar atitudes duras em relação a amigos ou conhecidos que OUSAM romper barreiras que, ELES SABEM, são inamovíveis.
2
Pois então. Não me engano. Somos um grupo em formação. Ou melhor, dezenas de grupos, na medida em que as cenas envolvem duplas ou trios diversos. Nesse sentido, e em vários outros, não somos ninguém ou praticamente ninguém no meio teatral. Claro, isso é claro. Afinal, sou um ator relativamente desconhecido, assim como autor que nunca apareceu em nenhum edital relevante; apresentamo-nos num bar – o Club Noir – e nunca saímos na imprensa; só os amigos ou transeuntes eventuais viram nossos trabalhos.
Ocorre, porém, que não é assim que EU vejo nosso trabalho. Dedico-me a assistir, refletir e a atuar em teatro desde 2008, e desde então, com todo meu currículo profissional multifacetado, encaro a tarefa com seriedade bastante relevante, e provas disso todos os membros deste grupo têm em seu trabalho e convivência comigo. Ou seja, a meu ver NÃO IMPORTA SE ainda NÃO SOMOS RELEVANTES NO MEIO TEATRAL. Meus critérios de ordem dramatúrgica, cênica e ética são e sempre foram, em minha atividade, os mais elevados – e assim continuarão sendo. Sou a esse respeito defrontado, repetidas vezes, com atitudes de colegas e amigos que fogem de meus critérios (que não são meus, claro, senão são os critérios mais elevados que norteiam as atividades do teatro em todo o mundo) – mas, como muitas vezes essas atitudes não me dizem DIRETAMENTE respeito, prefiro ficar na minha.
Por que todo este lenga-lenga, algumas e alguns de vocês perguntarão.
Explico.
Vocês sabem que o Grima Grimaldi, profissional de grande reconhecimento no meio e frequentador do Cemitério de Automóveis, propôs a mim, e ao meu grupo, filmar, num curta-metragem, cenas de peças minhas. Ele me chamou à sua casa, onde me serviu uma feijoada, e ouviu algo sobre meu trabalho como autor e diretor de meu pequeno grupo. Daí eu passei a ele todas as minhas peças, das quais ele selecionou quatro, e das quais pegou trechos de cenas que transformou num roteiro de curta-metragem. Passou à minha avaliação, eu aprovei, chamei nossas atrizes e quatro delas foram escolhidas para fazer uma cena entre elas. Mais dois atores foram chamados e com isso o elenco ficou completo. Contratei, a custo zero, um assistente de direção de atores e um produtor. Chamei uma amiga para fazer a maquiagem. Em suma, montamos uma equipe. As atrizes e eu nos reunimos uma vez para começar a fazer a construção das personagens. E hoje mesmo iremos nos reunir novamente.
Acontece que há algumas semanas o Grima discutiu fortemente com um frequentador do Cemitério de Automóveis que, após a discussão, passou a criar perfis falsos do Grima no facebook. Eu acompanhei tudo meio à distância, mas tão logo pude lhe sugeri que denunciasse o falso perfil ao face. Ele o fez e o perfil saiu do ar. Hoje surgiu outro perfil falso, no qual entrei para lhe passar o endereço. O Grima aceitou a sugestão de mais alguém e denunciou o perfil falso à PF. Ocorre que essa situação fez com que o Grima ficasse desconfiado de toda e qualquer pessoa frequentadora do Cemitério de Automóveis. E me dissesse que uma de nossas integrantes faria parte da trupe que apoia o cara com que ele discutiu – e que cria os perfis falsos. Muito bem, essa integrante é a Naomi Takahashi. A Naomi, cabe salientar, me apoiou a primeira vez que apresentei cena coletiva – aquela com seis atrizes, de idades variadas. Ocorre, porém, que a Naomi literalmente sumiu com uma cena minha, sem se prontificar, de forma alguma, a apresenta-la. Recentemente, a Naomi me evitou uma noite em que apareceu aquele desafeto do Grima, e desde então não entramos mais em contato.
Bom, eu, como vocês sabem, sou bem compreensivo quanto ao prazo em que alguém, uma atriz ou ator, tem para apresentar a cena que fiz a esse alguém. Mas a Naomi simplesmente não deu mais as caras, de forma alguma. Isso faz com que eu perca a confiança. Ocorre que agora, ao saber que ela apoia aquele tal desafeto, não pude deixar de considerar que havia um problema ético grave que precisava ser tratado. Daí que, por ambas razões, optei por tirá-la do grupo. Alguém pode argumentar que posso ter sido afobado – tentando agradar o Grima, por exemplo. Mas eu acredito, por minhas vias, saber com quem estou lidando. Não posso admitir que as pessoas se apoiem em meu grupo e simplesmente sumam sem deixar vestígios. Há membros de muitos meses atrás que, quando me encontram, ao menos falam comigo e me dizem o que fazem. Mas e quanto aqueles que te tomam como estranho? Isso é um problema Bom, tirei a Naomi.
Acontece que os problemas não acabam por aqui.
3
Com base nessa questão envolvendo a Naomi, mas mais especialmente a falta de confiança que ele, Grima, passou a nutrir do pessoal TODO que frequenta o Cemitério de Automóveis, ele mesmo, o Grima, decidiu não mais fazer o curta que nos sugeriu e que tomou tanto nossa atenção – e expectativas.
A mensagem dele vai a seguir.
Rodrigo nào vou mais fazer o curta. perdi a confiança em todos que frequentam o cemitério de automóveis. e como nào sei com quem estou tratando é melhor parar por aqui. a japonesa naomi que pertence a seu grupo é uma das amigas do Pierre e defendeu ele. inclusive é bloqueada no meu face. e tem muitos que são amigos dele e que acham que o maluco sou eu inclusive o Mário. estou me afastando definitivamente de qualquer contato. vou tirar todos da minha lista de amigos. Mário confia nele, Batata tb, Nelsom Peres tb e muitos outros. tô fora. melhor me afastar total. nào tem volta.
Minha mensagem de volta:
Grima, isso não é nada profissional. Reconsidere pq sempre estive do seu lado.
Inclusive hj irei ensaiar as garotas. Nr faça isso comigo, não tenho nada a ver c a história. Tto q vi o Pierre lá e tive vontade de lhe dar umas porradas. Qto ao bar, achamos outro. Já qto à Naomi, tiro do grupo por esse é outros motivos.
Não faça isso comigo, Grima, isso não é nada profissional, tto q te sugeri denunciar inclusive agora.
Eu já ia tirar a Naomi faz tempo, ela é inútil no grupo e só ajudou uma vez.
O cara vai ser pego, vc vai ver.
Inclusive fui EU q te dei o link p a denúncia, lembra?
Aliás, não sei se vc percebe, mas pelo jeito é isso mesmo q ele quer, te isolar daqueles de q vc gosta. Pensa nisso.

O Grima então retrucou:
acabou Rodrigo, nào estou isolado. tenho pessoas do meu lado. nào quero mais saber de ninguém daquele pedaço. exclui da minha vida. chega. cansei de amigos que andam com pessoas doentes como essa gente. ali nào confio em mais ninguém acabou.
E eu também:
Tudo bem, mas eu não faço parte disso, e vc sempre soube. Reconsidere. Valeu
Inclusive pode ver, o Pierre foi tb bloqueado por mim faz tempo.
Procure tbm dentre minhas garotas, verá w só a Val e a Gabi frequentam, mas são peixe pequeno.
Mas aceito sua decisão, embora cá entre nós não seja profissional no q m diz respeito.
Bom, a Naomi ta fora do grupo. T mais

Finalmente, escrevi o seguinte, pouco antes de fazer esta carta a vocês (que ele está recebendo em primeira mão):

Grima, estou escrevendo uma mensagem no grupo a respeito do que aconteceu. Lamento, mas seu antiprofissionalismo é inaceitável. Não irei mais lhe pedir nada, simplesmente você deve saber o que fazer, agora, que é cumprir sua palavra de profissional. Logo mando a mensagem.

4
Minhas considerações a respeito vão a seguir.
NÃO ME IMPORTA, NUNCA ME IMPORTOU NEM NUNCA ME IMPORTARÁ o trabalho anterior que um profissional qualquer tenha feito que eventualmente possa me dizer respeito. Pois SOMENTE OS CRITÉRIOS PROFISSIONAIS que esse profissional estabelece em seu trato comigo e meu grupo é que me dizem realmente respeito.
E nesse sentido o sr. Grima Grimaldi, do alto de seus 31 anos de experiência, muito bem vividos com gente de primeiro nível, mostra-se um profissional LAMENTÁVEL, inteiramente ANTIPROFISSIONAL, ao aceitar que critérios outros que não dizem respeito ao trabalho profissional dos envolvidos neste curta, QUE ELE SUGERIU, influenciem seu compromisso conosco, profissionais já com bastante experiência ou iniciantes, a ponto de simplesmente cancelar um trabalho proposto e já combinado.
Diria ao sr. Grima que a grande atriz Raissa Peniche comprou uma passagem para os dias 10 e 11 de janeiro para gravar a cena do curta que a inclui (ela está no RJ gravando para a Record). Diria também que as atrizes e atores envolvidos se comprometeram com o trabalho, com os custos a todos decorrentes. Diria também que tudo isso gera um custo AO MEU GRUPO em termos de credibilidade. E aí, sr. Grima, quem paga tudo isso?
Não acredite, sr. Grima, que se dinheiro estivesse envolvido neste curta eu hesitaria em acioná-lo na Justiça para os devidos esclarecimentos e reparações. Pois, sr. Grima, eu acredito, sim, na Justiça, e na ética, acima de tudo. Quem o sr. pensa que é? Com quem o sr. pensa estar lidando? Quem o sr. acha que convidou para trabalhar consigo? Um moleque? Um bando de gente desqualificada? Um bando de vagabundos e vagabundas? Quem o sr. pensa que é?
Não hesito em escrever esta carta agressiva pois essa atitude do sr. Grima Grimaldi, agora de triste memória, é simplesmente inaceitável e indesculpável. Não me interessa agora mais o que o sr. vai fazer. Simplesmente TEM DE CUMPRIR SUA PALAVRA. E se não cumprir arque com as consequências de sujar seu nome com esta cafajestagem de primeiro nível.
Digo a todas/os vocês, contudo, que não me deixo abalar com atitudes desse nível. Eu já excluí 3 outros membros do grupo por atitudes similares de descumprimento com parâmetros éticos básicos. E logo devo excluir mais um membro (a conferir).
Mas tudo bem.
Nada abalará nosso trabalho, que vai de vento em popa. O sr. Grima Grimaldi mostrou a que veio, a criar expectativas goradas por antiprofissionalismo que não me diz nem nunca dirá respeito. Lamento por ele, mas ele é ele, e eu sou eu, e nós somos nós.
Insisto, porém, às atrizes envolvidas – que hoje ensaiarão comigo – que nada mudou para hoje. O ensaio ocorrerá normalmente. The show must go on.
Abraços
Contrera


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gargólios, de Gerald Thomas

Da primeira vez que assisti a Gargólios, do Gerald (Thomas), na estréia, achei que não havia entendido. Alguns problemas aconteceram durante o espetáculo (a jovem pendurada, sangrando, passou mal duas vezes, as legendas estavam fora de sincronia, etc.) e um clima estranho parecia haver tomado conta do elenco - ou pelo menos assim eu percebi. De resto, entrei mudo e saí calado. Mas eu já havia combinado assistir novamente o espetáculo, com a Franciny e a Lulu. Minha opinião era de que o Gerald, como de praxe, iria mexer no resultado. Por isso, a opinião ficaria para depois. À la Kant, suspendi meu juízo. Ontem assisti pela segunda vez ao espetáculo. E para minha surpresa muito pouco mudou. Então era isso mesmo. Lembro de que minha última imagem do palco foi ter visto o Gerald saindo orgulhoso. A Franciny disse meu nome a alguem da produção, pedindo para falar com o Gerald. Ele não iria atender, e não atendeu. Lembro-me agora de Terra em trânsito, a peça dele com a Fabi (Fabiana Guglielm

(Em) Branco (de Patricia Kamis, dir. Roberto Alvim, Club Noir, 3as a 5as durante o mês de agosto)

Fui à estreia da segunda peça da leva de oito novos selecionados que o Alvim vai encenar municiado de sua leitura na noite anterior. Esperava ver algo relativamente tradicional e nutria um certo receio de déja vu. A atriz e os dois atores permanecem estáticos em quadrados iluminados por baixo. O caráter estático não se refere apenas ao corpo em contraponto com o rosto, mas também a este, mutável apenas (e repentinamente) por expressões fugazes. Os olhares permanecem fixos. O texto segue a ordem 1, 2, 3 (segundo o Alvim, emissores mas não sujeitos), que eu imaginava que iria entediar. As falas são ora fugazes ora propositalmente lentas e sua relação tem muito a ver com o tempo assumido em um e outro momento. Não irei entrar no âmago da peça. Nem irei reproduzir o que a própria autora, o dramaturgo Luciano Mazza e o próprio Alvim disseram no debate posterior a ela. Direi apenas que durante ela nossa sensibilidade é jogada de um lado a outro num contínuo aparentemente sem fim sem c